Início » Internacional » Embaixador britânico nos EUA renuncia
APÓS POLÊMICA COM TRUMP

Embaixador britânico nos EUA renuncia

Renúncia é anunciada poucos dias após o embaixador se envolver em uma polêmica com Trump, desencadeada pela publicação de e-mails confidenciais

Embaixador britânico nos EUA renuncia
Kim Darroch teria chamado Trump de 'inepto', 'inseguro' e 'incompetente' (Foto: aspeninstitute-internal/Flickr)

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 10, o embaixador britânico nos EUA, Kim Darroch, anunciou sua renúncia. A informação foi divulgada pela imprensa americana.

A renúncia ocorre poucos dias após o início de uma polêmica com o presidente americano, Donald Trump, desencadeada pela publicação de e-mails diplomáticos confidenciais por um jornal britânico nos quais Kim Darroch teria chamado Trump de “inepto”, “inseguro” e “incompetente”.

Nas correspondências, Darroch também teria dito que Trump poderia estar em dívida com “russos suspeitos” e ainda criticado políticas econômicas do presidente dos EUA.

No comunicado divulgado nesta quarta, Darroch afirmou que “a situação atual está tornando impossível cumprir o meu papel”.

Após a divulgação dos e-mails, Trump rompeu com o embaixador britânico nos EUA e o chamou de “um cara muito estúpido”, “maluco” e “pomposo”.

A premier britânica, Theresa May, ressaltou que Darroch “prestou uma vida de serviços” ao Reino Unido e que “é motivo de grande pesar que ele tenha sentido a necessidade de deixar sua posição”.

Em comunicado oficial, o chefe do serviço diplomático britânico, Simon McDonald, disse que recebia a renúncia de Darroch “com profundo pesar pessoal”, que ele “foi alvo de um vazamento malicioso” e ainda que “estava simplesmente fazendo o seu trabalho”.

Fontes:
G1 - Embaixador britânico nos EUA pede demissão após polêmica com Trump

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *