Início » Internacional » Embaixador dos EUA sofre ataque com faca em Seul
Coreia do Sul

Embaixador dos EUA sofre ataque com faca em Seul

Agressor justificou o ataque afirmando que os exercícios militares conjuntos entre EUA e Coreia do Sul atrapalham a reconciliação da Península Coreana

Embaixador dos EUA sofre ataque com faca em Seul
Mark Lippert foi levado para um hospital próximo e passa bem (Reprodução/AFP)

O embaixador dos EUA na Coreia do Sul, Mark Lippert, foi atacado por um homem armado com uma faca na noite da última quarta-feira, 4, (manhã de quinta-feira, 5, no horário sul-coreano).

No momento do ataque, Lippert seguia para um restaurante no Sejong Center, centro comercial próximo à embaixada americana em Seul. Depois, o embaixador seguiria para um encontro com representantes de um movimento a favor da reunificação da Península Coreana.

Segundo a polícia local, um homem se aproximou e desferiu dois golpes de faca, ferindo o rosto e o braço esquerdo de Lippert. O embaixador foi levado para um hospital próximo e passa bem.

O agressor foi detido pela polícia e identificado como Kim Ki-jong. Ele disse que atacou o embaixador em retaliação aos exercícios militares conjuntos entre os EUA e a Coreia do Sul. Feito anualmente, os exercícios tiveram início esta semana, sob forte crítica do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Segundo o agressor, os exercícios dificultam os esforços de reconciliação entre as duas Coreias, além de acirrar a tensão entre os governos de ambos os países.

O Departamento de Estado americano e o governo sul-coreano condenaram o ataque. Já o governo norte-coreano disse que a agressão foi “uma punição justa os fomentadores de guerra americanos”.

Fontes:
The New York Times-U.S. Ambassador to South Korea Is Hospitalized After Knife Attack

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *