Início » Internacional » Emissões de CO2 em 2013 bateram recorde
Mudanças climáticas

Emissões de CO2 em 2013 bateram recorde

Relatório global foi divulgado dois dias antes da Cúpula do Clima da ONU, que ocorrerá em Nova York, e indica que a tendência de aumento das emissões de carbono deve continuar

Emissões de CO2 em 2013 bateram recorde
Nova York foi uma das cidades em que ocorreram protestos neste domingo, 21, contra as mudanças climáticas (Reprodução/AP)

As emissões de carbono para a atmosfera em 2013 bateram recorde, registrando 2,3% de aumento em relação ao ano anterior. A alta foi motivada principalmente por indústrias situadas nos Estados Unidos, Índia e China, segundo relatório global divulgado no último domingo, 21.

Foram emitidas no ano passado 36,1 bilhões de toneladas métricas de dióxido de carbono, que são derivadas da queima de carvão, petróleo e gás. O dióxido de carbono é o principal gás responsável pela elevação da temperatura do planeta.

O estudo foi realizado pelo projeto Carbono Global, que publicou artigos nas revistas “Nature Geoscience”, “Nature Climate” e “Change”. A estimativa dos estudiosos é de que as emissões também subam este ano e superem o aumento do ano passado, atingindo uma elevação de 2,5%.  A tendência é de que o aumento continue e, em 30 anos, a temperatura esteja 1,1 ºC mais quente.

Em 2013, as emissões na Índia, na China e nos Estados Unidos subiram respectivamente, 5,1%, 4,2% e 2,9%. Na quarta-feira, 23, autoridades de todo o mundo vão se reunir na Cúpula do Clima da ONU, em Nova York, para tentar reverter esta tendência.

Neste domingo, 21, ocorreram passeatas em Nova York, Londres, Paris, Bruxelas, Berlim e Sidney, pedindo mais atenção à questão climática.

Fontes:
G1-Emissões de CO2 em 2013 batem recorde, segundo novo estudo global
G1-Países realizam marchas contra mudanças climáticas neste domingo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *