Início » Internacional » Emmanuel Macron é eleito novo presidente da França
ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Emmanuel Macron é eleito novo presidente da França

Candidato social liberal derrotou a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen

Emmanuel Macron é eleito novo presidente da França
Macron discursa em Paris após vitória no segundo turno (Fonte: Reprodução/AFP)

O Ministério do Interior da França informou que, com 100% das urnas apuradas, o social liberal Emmanuel Macron, de 39 anos, foi eleito o novo presidente do país com 66,06% dos votos.

Leia também: A França volta às urnas
Leia também: Marine Le Pen já deixou sua marca na política

Macron, o presidente mais jovem da história da França e que governará o país pelos próximos cinco anos, derrotou a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, que obteve 33,94% dos votos.

Antes mesmo da confirmação da vitória, Macron pregou a união entre os franceses em discursos em Paris e ressaltou que vai defender a Europa: “Vou proteger e defender a França, seus interesses, a sua mensagem. Vou proteger e defender a Europa, o nosso futuro comum, como escolheram os franceses”.

A equipe de Macron informou que Marine Le Pen telefonou ao adversário, reconhecendo a derrota antes mesmo do fim da apuração dos votos. Le Pen afirmou que os franceses votaram “pela continuidade”, e que ligou para felicitar Macron. A candidata da extrema-direita também agradeceu os votos que recebeu, ressaltando que seu partido, a Frente Nacional, obteve um resultado histórico nas urnas.

Ainda de acordo com o Ministério do Interior, Emmanuel Macron, que é ex-ministro da Economia, recebeu os votos de 20,7 milhões de eleitores. Já Marine Le Pen recebeu os votos de de 10,6 milhões.

Os votos brancos e nulos no segundo turno da eleições francesas deste domingo chegaram a quase 12%, totalizando 4,2 milhões de pessoas, segundo estimativas iniciais, o que representa um recorde nos pleitos do país. Nas eleições presidenciais de 2012 o índice foi de 5,82%. Já o nível de participação no segundo turno foi de cerca de 75%, o menor desde as eleições presidenciais de 1969.

Fontes:
Uol - Macron é eleito presidente da França com 66% dos votos e fala em unir o país

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *