Início » Internacional » Enchentes deixam 45 mortos e 5 mil desabrigados na RDC
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Enchentes deixam 45 mortos e 5 mil desabrigados na RDC

Alagamentos gerados por fortes chuvas varrem a capital da República Democrática do Congo e ameaçam agravar o surto de cólera no país

Enchentes deixam 45 mortos e 5 mil desabrigados na RDC
Chuvas começaram semana passada e já superaram o esperado para o mês (Foto: Twitter/David Aronson)

Enchentes geradas por chuvas torrenciais deixaram pelo menos 45 mortos e mais de 5 mil desabrigados em Kinshasa , capital da República Democrática do Congo. A informação é da Cruz Vermelha e foi divulgada nesta quinta-feira, 11, pela rede Al Jazeera.

As chuvas tiveram início em 3 de janeiro e continuam desde então, destruindo casas, muros, causando deslizamentos e deixando várias partes da cidade em ruínas.

“Estamos muito tristes hoje. Minha irmã perdeu cinco filhos por conta das chuvas. Ela está inconsolável. Vamos enterrá-los”, disse Tshims Badibanga, morador de Kinshasa que se dirigia ao funeral dos sobrinhos.

Vítima das enchentes, Evariste Kazadi disse à Al Jazeera ter perdido seus bens e que, por pouco, conseguiu salvar os filhos. “Aquelas cadeiras ali são tudo que nos restou. Tudo se foi. Se eu não estivesse em casa, teria perdido meus filhos”, disse Kazadi.

Kinshasa é uma cidade propensa a enchentes, por conta da infraestrutura precária, casas que se aglomeram às margens do Rio Congo e vias que alagam com facilidade.

É temporada de chuvas na RDC, logo, tempestades torrenciais são normais nesta época do ano. Porém, a quantidade de chuva este ano foi recorde. Em um período de apenas 24 horas choveu 185 mm na capital, número que excede em muito a média de 135 mm normalmente registrada em todo o mês de janeiro.

As enchentes ameaçam agravar a epidemia de cólera que afeta 24 das 26 províncias da RDC desde julho do ano passado. Até o momento, pelo menos 1.190 pessoas morreram em decorrência da doença e cerca de 55 mil casos foram registrados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), trata-se do pior surto de cólera no país em 20 anos.

Fontes:
Al Jazeera-DRC floods leave 45 dead, thousands homeless

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *