Início » Internacional » Encontro entre Trump e Kim Jong-un acaba antes do previsto
VIETNÃ

Encontro entre Trump e Kim Jong-un acaba antes do previsto

Líderes dos EUA e da Coreia do Norte encerraram encontro sem acordo

Encontro entre Trump e Kim Jong-un acaba antes do previsto
A reunião terminou uma hora antes do previsto(Fonte: Reprodução/Dan Scavino Jr./Wikimedia Commons)

O encontro entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, no Vietnã, terminou antes do previsto e sem acordo.

Em coletiva de imprensa, Trump afirmou que Pyongyang exigia o fim de todas as sanções que foram impostas ao regime norte-coreano. O presidente americano, por sua vez, não concordou com a exigência e, portanto, não assinou o acordo.

“A gente tinha os papéis prontos para serem assinados, mas prefiro fazer do jeito certo do que fazer correndo […] Ele [Kim] quer desnuclearizar, mas ele quer fazer isso somente nas áreas que consideramos menos importantes”, ressaltou o presidente Donald Trump durante a entrevista.

Por conta dessa situação, a reunião terminou uma hora antes do previsto. As autoridades também cancelaram um almoço entre as delegações dos dois países.

No primeiro encontro entre os dois líderes, em junho do ano passado, em Singapura, Kim Jong-un prometeu que iria iniciar o processo de desnuclearização da Coreia do Norte.

Os EUA querem o desmantelamento completo do Complexo de Yongbyon. O secretário americano de Estado, Mike Pompeo, disse que Kim “não estava preparado” para responder aos pedidos do governo americano, ressaltando ainda que “essas negociações levam tempo”.

A Casa Branca informou que as delegações dos EUA e da Coreia do Norte esperam fazer um novo encontro no futuro, sem, no entanto, especificar datas.

O presidente Donald Trump disse também durante a entrevista que Kim Jong-un se comprometeu a não retomar os testes com mísseis balísticos, e negou qualquer tipo de hostilidade durante o encontro entre os dois. “Ele foi muito amigável. Não é como se eu tivesse me levantado e ido embora, acho que ele me entendeu”, ressaltou o presidente americano.

Fontes:
G1 - Donald Trump e Kim Jong-un encerram encontro sem acordo e antes do previsto

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *