Início » Internacional » Fontes renováveis ainda são menos de 3% da energia global
Energia limpa

Fontes renováveis ainda são menos de 3% da energia global

A energia eólica e a energia solar estão cada vez mais competitivas no cenário global das energias renováveis. Mas ainda não causam um impacto significativo

Fontes renováveis ainda são menos de 3% da energia global
As fontes energéticas renováveis, com exceção da energia hidráulica, ainda fornecem menos de 3% da energia global (Foto: Wikipedia)

Na tarde de 25 de julho, os geradores de energia renováveis da Alemanha supriram cerca de 78% da demanda de energia elétrica do país. Esse desempenho excelente, associado às notícias da expansão da energia eólica nos Estados Unidos e na China, talvez seja um sinal de que a revolução das energias renováveis é de certa forma um sucesso, com o mundo caminhando em direção a uma energia abundante e não poluente dos parques eólicos e das usinas de energia solar. Infelizmente, essa não é a realidade.

Em alguns lugares as turbinas eólicas e as células solares fotovoltaicas produzem energia elétrica com um custo menor do que os combustíveis fósseis, e subsídios e requisitos regulamentares incentivam seu uso. No entanto, apesar desse progresso alcançado com um grande esforço, as fontes energéticas renováveis, com exceção da energia hidráulica, ainda fornecem menos de 3% da energia global.

O crescimento expressivo da energia eólica ainda está bem distante da taxa que a International Energy Agency (IEA), uma organização intergovernamental com sede em Paris, sugere como necessária para que o mundo consiga limitar o aquecimento global a menos de 2°C. Esse cenário de dois graus significa que o mundo terá de produzir 11 vezes mais energia eólica até 2050, e 36 vezes mais energia solar. E isso exige também uma grande ajuda da nova energia nuclear.

Fontes:
The Economist - Puffs of hope

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *