Início » Internacional » Entenda o que está acontecendo na Catalunha
TERRORISMO NA ESPANHA

Entenda o que está acontecendo na Catalunha

Três ataques na Catalunha deixaram 14 mortos e ao menos 100 feridos

Entenda o que está acontecendo na Catalunha
Área em Barcelona que foi palco do atropelamento em massa (Foto: Twitter/@gencat)

Os dois últimos dias foram tristes na região da Catalunha. Três incidentes ocorreram em um curto espaço de tempo e espalharam uma onda de terror e medo pelo local. Com o objetivo de não disseminar falsos boatos, é preciso se ater às informações veiculadas apenas pelas fontes oficiais. Por isso, as informações aqui transmitidas são das redes sociais dos Mossos, como é chamada a polícia catalã. Os fatos serão narrados em ordem cronológica para facilitar o entendimento do ocorrido. No total, há 14 mortos e mais de 100 feridos.

Às 23h17 do horário local da última quarta-feira, 16, os bombeiros foram alertados sobre uma forte explosão na cidade de Alcanar, a 200 km de Barcelona. A explosão, de causas desconhecidas, destruiu uma casa, deixando uma mulher morta e sete feridos, estando um deles em estado grave.

alcanar

Na quinta-feira à tarde, uma van atropelou várias pessoas na avenida Las Ramblas, que é uma área turística. Algumas horas depois, a polícia confirmou que o atropelamento se tratava de um ataque terrorista, e que o protocolo para este tipo de situação havia sido ativado.

atentado

Às 19h24 na hora local, um motorista atropelou dois policiais numa área patrulhada em Barcelona e o motorista foi localizado na cidade de St. Just Desvern.

blitz

Logo, a polícia informou que havia 13 mortos e mais de 100 feridos em Barcelona em decorrência dos ataques. No entanto, o número ainda poderia subir.

Depois, houve uma suspeita de novo ataque terrorista em Cambrils, que fica a 120 Km de Barcelona. A polícia matou quatro suspeitos e feriu um, que foi detido em seguida. Às 3h55 no horário local, a polícia confirmou que o suspeito ferido acabou morrendo.

Momentos depois, a população foi avisada que poderia haver explosões controladas na região. Logo as autoridades informaram que os cinco suspeitos carregavam cintos-bombas falsos. Como uma mulher ferida em Cambrils acabou morrendo, o número de mortos na Catalunha subiu para 14. Mais tarde, foi divulgado que os suspeitos também levavam no carro um machado e facas. Antes de serem mortos, eles feriram uma pessoa com uma faca no local do ocorrido.

As vítimas fatais e os feridos em Cambrils e Barcelona foram identificados como sendo de 34 países, o Brasil não estava na lista.

nacionalidades

A polícia então confirmou que quatro pessoas foram detidas com suspeita de ligação com os atentados de Barcelona e Cambrils, mas que nenhum deles contava com histórico de terrorismo.

A Mossos também disse que trabalha com a hipótese de que os suspeitos mortos em Cambrils estariam relacionados com os casos registrados em Barcelona e Alcanar, e que eles teriam planejado os ataques em Barcelona e Cambrils desde a explosão em Alcanar.

Fontes:
Twitter-Mossos
Generalitat de Catalunya-Explosió en un habitatge d'Alcanar, amb una víctima mortal

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *