Início » Vida » Ciência » Entenda por que a Lua está se afastando da Terra
Astronomia

Entenda por que a Lua está se afastando da Terra

A cada ano que passa, a Lua se distancia 4 cm da Terra. Saiba por que isso acontece e quais são seus efeitos sobre o planeta

Entenda por que a Lua está se afastando da Terra
Com a Lua mais longe, os dias ficariam mais longos, os invernos mais frios e os verões muito mais quentes (Reprodução/Thinkstock)

A cada ano que passa, a Lua se distancia cerca de 4 cm da Terra. Atualmente ela está 18 vezes mais longe do que estava quando se formou, há 4,5 bilhões de anos.

Essa distância pode ser medida graças a pequenos espelhos refletores posicionados na Lua durante a missão Apollo, feita pela Nasa, entre 1969 e 1972. Desde que os espelhos foram colocados no satélite, astrônomos fazem disparos de raio laser, em intervalos de tempo regulares, para medir o quanto o satélite se distanciou do planeta.

A razão desse distanciamento está na rotação terrestre. A fricção da superfície da Terra com os oceanos fazem com que, ao longo do tempo, o planeta gire pouco mais devagar em torno do seu próprio eixo.

Como Lua e Terra são ligadas por uma espécie de “abraço gravitacional”, essa rotação mais lenta influi diretamente em nosso satélite. À medida que a Terra reduz a velocidade, a Lua acelera. E em órbita, quando algum corpo celeste acelera, é empurrado para fora.

Com a Lua mais longe, os dias ficariam mais longos, os invernos mais frios e os verões muito mais quentes. As marés, também influenciadas pela Lua, seriam mantidas graças à atuação do Sol, porém em versões bem mais suaves.

Mesmo com esse distanciamento, a Lua nunca escaparia da Terra. Isso porque, em algum momento, a velocidade de ambas chegaria ao equilíbrio, fazendo a Lua deixar de se afastar. Mas antes disso, o Sol se expandirá e engolirá todo o sistema solar, o que está previsto para ocorrer em 5 bilhões de anos.

Fontes:
BBC-Por que a Lua está se afastando da Terra

4 Opiniões

  1. José Palmito dos Reis disse:

    Eu acho que isso tudo é mentira por que criar um mundo pra ele ser destruido depois?

  2. José Palmito dos Reis disse:

    Ainda bem que essa noticia não foi colocada a 5 bilhões de anos atrás

  3. Vitafer disse:

    Espero que quando o Sol engolir todo o sistema solar eu já não esteja mais por aqui…

  4. Renato Fregapani disse:

    Cinco bilhões de anos ? Ainda vai demorar tudo isso.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *