Início » Internacional » Erupção de vulcão no Chile força evacuação de mais de 3 mil pessoas
alerta vermelho

Erupção de vulcão no Chile força evacuação de mais de 3 mil pessoas

Vulcão Villarrica entrou em erupção na madrugada desta terça-feira, 3. Ministro do Interior do país alerta para o risco de enchentes por conta do degelo causado pela lava

Erupção de vulcão no Chile força evacuação de mais de 3 mil pessoas
O vulcão Villarrica fica na cordilheira dos Andes e é o quarto mais ativo da América do Sul (Reprodução/AFP)

O Chile decretou alerta vermelho após o vulcão Villarrica entrar em erupção no sul do país na madrugada desta terça-feira, 3. Mais de 3 mil pessoas tiveram de deixar suas casas nas regiões de La Araucanía e Los Ríos, a cerca de 800 km de Santiago.

O vulcão entrou em erupção por volta das 3h da madrugada (horário local), expelindo 3 km de lava e uma imensa coluna de fumaça. Os moradores dos municípios de Villarrica, Pucón, Curarrehue e Panguipulli, começaram a evacuar suas casas minutos depois. Pelo menos 11 escolas locais serão usadas como abrigos.

Segundo o ministro do Interior chileno, Rodrigo Peñailillo, a erupção pode desencadear enchentes. “O Serviço Nacional de Geologia e Minério avalia a possibilidade de enchentes por conta do degelo provocado pelo vulcão”. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, visitou a região afetada ainda pela manhã e pediu calma à população.

O Chile tem a segunda maior e mais ativa cadeia de vulcões do mundo, atrás apenas da Indonésia. O vulcão Villarrica fica na Cordilheira dos Andes e é o quarto mais ativo da América do Sul. Suas últimas erupções foram em 1984 e 2000.

Fontes:
O Globo-Chile decreta alerta vermelho após vulcão forçar evacuação de mais de 3 mil pessoas

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *