Em uma tentativa de reforçar a segurança, uma escola do estado norte-americano de Massachusetts mandou instalar um “sistema de detecção de atirador”.
O dispositivo alerta autoridades e administradores no caso de tiros dentro da escola. De acordo com o fabricante, trata-se da adaptação de um sistema usado pelo Exército em zonas de guerra.
A empresa Shooter Detection Systems informou ainda que está conversando com o governo federal para ampliar o uso do dispositivo após uma onda de tiroteios em escolas com vítimas fatais.
A tecnologia inclui um sistema acústico externo e entre 50 e 60 sensores instalados em corredores e salas de aula, além de câmeras de infravermelho para detectar a luz dos disparos.
O sistema foi desenvolvido em parceria com a Agência de Projetos Avançados de Pesquisa de Defesa, uma divisão do Departamento de Defesa dos EUA, e com a Raytheon, que empregou sistemas semelhantes no Iraque e no Afeganistão.
A congressista democrata por Massachusetts Niki Tsongas, que assistiu uma demonstração do “Sistema Ativo de Detecção de Atiradores Guardião”, ressaltou que, “de Columbine a Sandy Hook, atos indescritíveis de violência ocorreram em nossas escolas, e a violência com armas de fogo hoje é uma grande preocupação para nossas crianças, nossos educadores e nossos pais”.
Fontes:
G1 - Escola nos Estados Unidos instala 'sistema de detecção de atirador'
4 comentários
3 comentários
São as escolas americanas em geral, que estão se equipando com um sistema de detecção, tecnologia cedida pelo exército. Nesta escola foi um teste demonstrativo.