Início » Internacional » Escola dos EUA instala sistema que detecta atirador
Dispositivo de segurança

Escola dos EUA instala sistema que detecta atirador

Dispositivo alerta autoridades e administradores no caso de tiros dentro da escola

Escola dos EUA instala sistema que detecta atirador
Policiais participam de uma demonstração do 'Sistema Ativo de Detecção de Atiradores Guardião' (Fonte: Reprodução/AP)

Em uma tentativa de reforçar a segurança, uma escola do estado norte-americano de Massachusetts mandou instalar um “sistema de detecção de atirador”.

O dispositivo alerta autoridades e administradores no caso de tiros dentro da escola. De acordo com o fabricante, trata-se da adaptação de um sistema usado pelo Exército em zonas de guerra.

A empresa Shooter Detection Systems informou ainda que está conversando com o governo federal para ampliar o uso do dispositivo após uma onda de tiroteios em escolas com vítimas fatais.

A tecnologia inclui um sistema acústico externo e entre 50 e 60 sensores instalados em corredores e salas de aula, além de câmeras de infravermelho para detectar a luz dos disparos.

O sistema foi desenvolvido em parceria com a Agência de Projetos Avançados de Pesquisa de Defesa, uma divisão do Departamento de Defesa dos EUA, e com a Raytheon, que empregou sistemas semelhantes no Iraque e no Afeganistão.

A congressista democrata por Massachusetts Niki Tsongas, que assistiu uma demonstração do “Sistema Ativo de Detecção de Atiradores Guardião”, ressaltou que, “de Columbine a Sandy Hook, atos indescritíveis de violência ocorreram em nossas escolas, e a violência com armas de fogo hoje é uma grande preocupação para nossas crianças, nossos educadores e nossos pais”.

Fontes:
G1 - Escola nos Estados Unidos instala 'sistema de detecção de atirador'

1 Opinião

  1. Joma Bastos disse:

    São as escolas americanas em geral, que estão se equipando com um sistema de detecção, tecnologia cedida pelo exército. Nesta escola foi um teste demonstrativo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *