Início » Internacional » Espanha conclui 1ª parte de resgate de menino que caiu em poço
SEXTO DIA DE RESGATE

Espanha conclui 1ª parte de resgate de menino que caiu em poço

Na manhã deste sábado, 19, foi concluída a plataforma sobre a qual se baseará o trabalho de escavação de um poço vertical para chegar ao menino Julen Roselló, de dois anos

Espanha conclui 1ª parte de resgate de menino que caiu em poço
Estimativas apontam que o resgate levará mais 35 horas (Foto: Twitter/Gulf-Times)

Equipes de resgate da Espanha correm contra o tempo para resgatar o menino Julen Roselló, de dois anos de idade, que caiu há seis dias em um poço de 100 metros de profundidade em Totalan, município da cidade de Málaga.

Na manhã deste sábado, 19, foi concluída a plataforma sobre a qual se baseará o trabalho de escavação de um poço vertical para chegar ao menino. Os trabalhos se estenderam durante toda a madrugada e as primeiras horas da manhã. Contratempos decorrentes da característica do terreno, com sedimentos rochosos, atrapalharam um pouco os trabalhos.

A expectativa é de que a perfuração do túnel vertical seja iniciada já nesta tarde. No entanto, por conta do caráter de urgência, a operação será como um tiro no escuro, já que não há uma avaliação técnica do terreno.

Em entrevista ao jornal espanhol El País, o chefe da equipe de resgate, Ángel García Vidal, disse que a estimativa é que a escavação leve 35 horas até chegar ao ponto onde acredita-se estar Julen, o que indica que o menino passará pelo menos mais um dia no poço. O trabalho de resgate é feito com bastante cautela, para evitar o risco de desmoronamento do poço.

A equipe prevê que serão 15 horas de escavação para perfurar a galeria vertical, mais 20 horas para cavar os quatro metros entre galeria e o local onde acredita-se estar Julen. Porém, o tempo estimado pode sofrer alterações. “Não sabemos o que vamos encontrar no caminho”, disse Vidal, destacando que, sem estudos técnicos anteriores, podem haver imprevistos no terreno a ser escavado.

As escavações são coordenadas pela Brigada de Salvamento Minero e há duas perfuradoras à disposição da equipe – uma para fazer a perfuração e outra de reserva, caso a primeira apresente algum problema.

O resgate de Julen é acompanhado com apreensão pela população espanhola. Em um gesto de solidariedade à família do menino, muitos foram ao local com cartazes de apoio, com frases como “Estamos todos com Julen”.

Julen Roselló caiu no poço no último domingo, 13. Ele estava com os pais, em um piquenique, quando se afastou para brincar no entorno. O pai de Julen, José Roselló, disse ter ouvido o menino gritar e correu para o buraco. Ele afirmou ter ouvido o choro do menino, que desde então não fez mais nenhum barulho.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *