Início » Internacional » Especialistas descobrem a maior sequência de ataques hackers da história
ciberataques

Especialistas descobrem a maior sequência de ataques hackers da história

Setenta e duas organizações foram invadidas em cinco anos, diz McAfee

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A maior série de ciberataques da história atingiu 72 organizações, entre elas a Organização das Nações Unidas (ONU), governo e empresas de todo o mundo, e durou cinco anos. Os ataques foram descobertos recentemente por especialistas em segurança da McAfee, que divulgou relatório nesta quarta-feira, 3.

Leia também: Hackers: chegou o sexto poder?

“Até mesmo nós nos surpreendemos com a enorme diversidade de vítimas e nos espantamos com a audácia dos responsáveis”, escreveu Dmitri Alperovitch, vice-presidente de pesquisa de ameaças da McAfee.

A lista de vítimas inclui os governos dos Estados Unidos, Taiwan, Coreia do Sul, Vietnã e Canadá; a Associação dos Países do Sudeste Asiático (Asean); o Comitê Olímpico Internacional (COI); a Agência Mundial Antidoping; e diversas companhias, de fabricantes de material bélico a grupos de alta tecnologia.

Quanto à invasão da ONU, os hackers atacaram o sistema de computação de seu secretariado em Genebra, em 2008, e operaram em silêncio na rede durante dois anos, obtendo discretamente grande volume de dados sigilosos, de acordo com a McAfee.

A companhia acredita que existe um “protagonista estatal” por trás dos ataques, mas não identificou o país, ainda que um especialista em segurança informado sobre o caso tenha afirmado que os indícios apontam para a China.

“O que está acontecendo com todos esses dados… é ainda em larga medida uma questão em aberto. No entanto, se apenas uma fração deles for usada para criar produtos concorrentes melhores ou derrotar um rival em uma negociação importante (por roubo dos planos do concorrente), a perda de dados representa imensa ameaça econômica”, afirmou.

Fontes:
O Globo - Descoberta a maior série de ataques hackers da história

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *