Início » Internacional » Espião russo é preso nos Estados Unidos
Espionagem

Espião russo é preso nos Estados Unidos

A missão de Buryakov consistia em coletar informações econômicas nos Estados Unidos

Espião russo é preso nos Estados Unidos
As evidências do FBI sugerem um longo período de observação (Reprodução/The Economist)

Como as sanções dos Estados Unidos podem prejudicar os bancos da Rússia é um assunto de grande interesse para o Kremlin. Por esse motivo, a agência de inteligência do governo russo, a SVR, pediu a um dos seus agentes secretos em Nova York para descobrir quais seriam os possíveis efeitos dessas sanções, afirmam os promotores. Evgeny Buryakov foi um executivo do Vnesheconombank, uma agência financeira estatal russa. Mas na vida real ele era “Zhenya”, um agente que trabalhava em estreita cooperação com dois funcionários da agência de inteligência russa com funções de diplomatas, também em Nova York.

A missão de Buryakov consistia em coletar informações econômicas e descobrir fontes potenciais. Mas sua missão terminou em desastre e em 26 de janeiro ele foi preso pelo FBI. Buryakov está sendo julgado e se for considerado culpado pode ser condenado até a 15 anos de prisão. Os outros dois agentes partiram dos Estados Unidos.

Como sempre em histórias de espionagem, as perguntas são mais numerosas do que as respostas. Qual foi a primeira pista do FBI? Terá sido uma vigilância rigorosa, um progresso na criptografia, um sucesso em penetrar no serviço de espionagem russo ou uma negligência dos espiões de Vladimir Putin? As evidências do FBI sugerem um longo período de observação. Os três homens comunicavam-se com mensagens telefônicas curtas, que consistiam em comentários banais sobre “bilhetes” e outros assuntos do dia a dia. O material secreto era entregue ou trocado em encontros breves em público, que para um observador inexperiente parecia um encontro ocasional, mas não para os olhos treinados dos agentes do FBI.

 

Fontes:
The Economist-Unearthing Moscow’s moles

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *