Início » Vida » Comportamento » Estabelecer metas e monitorar o progresso melhora o desempenho
Produtividade

Estabelecer metas e monitorar o progresso melhora o desempenho

Software que permite grupos de funcionários colaborarem entre si e estabelecerem objetivos comuns já está sendo usado por 50 empresas

Estabelecer metas e monitorar o progresso melhora o desempenho
O desempenho melhora quando os objetivos são estabelecidos com mais frequência do que só uma vez por ano (Reprodução/Brett Ryder)

Imagine um local de trabalho equivalente às pulseiras Fitbit ou Nike FuelBand, que controlam os movimentos dos usuários: seria uma maneira de estabelecer metas, monitorar o progresso e compartilhar a jornada de trabalho com os colegas, que dariam sinais de aprovação ou apoio em momentos de um desempenho ruim. Ou, para um funcionário mais cético, pense nesse monitoramento como o Big Brother.

“Trabalho quantificado” é a visão de BetterWorks, uma startup do Vale do Silício, que pretende incorporar a “ciência do objetivo” aos escritórios do mundo inteiro. Seu software permite que grupos de funcionários colaborem entre si e estabeleçam objetivos comuns. E todos os funcionários podem acompanhar o progresso dos outros com o uso de um aplicativo para smartphones.

Essa avaliação conjunta do desempenho em tempo real já está sendo aplicada em algumas das principais empresas do Vale doSilício, como Google, Twitter e Intel. Até o momento, o software da BetterWorks está sendo usado por cinquenta empresas, desde Vox, uma empresa do setor de mídia, a Kroger, uma cadeia de supermercados.

“O método tradicional de estabelecer metas e avaliar o desempenho dos funcionários uma vez por ano está obsoleto”, disse Kris Duggan, um dos fundadores da BetterWorks. “Para melhorar de fato o desempenho, os objetivos precisam ser fixados com mais frequência, têm de ser mais transparentes para o resto da empresa e o progresso precisa ser avaliado com uma regularidade maior.”

Evidências recentes também apoiam o argumento de Kris Duggan, que o desempenho melhora quando os objetivos são estabelecidos com mais frequência do que só uma vez por ano. Um estudo de grandes companhias feito pela empresa de consultoria Deloitte, constatou que as empresas que estabelecem metas trimestrais têm quatro vezes mais probabilidade de obter um melhor desempenho. (O estudo também revelou que mais da metade dos executivos seniores reveem suas metas ao longo do ano, mas só um terço dos gerentes de médio escalão tem o mesmo hábito.)

Fontes:
Economist-The quantified serf

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *