Início » Internacional » Estado Islâmico divulga vídeo de piloto sendo queimado vivo
Ameaça do ISIS

Estado Islâmico divulga vídeo de piloto sendo queimado vivo

Governo jordaniano confirmou a morte através de sua televisão estatal e disse que ela ocorreu no dia 3 de janeiro

Estado Islâmico divulga vídeo de piloto sendo queimado vivo
Piloto jordaniano Muath al-Kasaesbeh foi queimado vivo (Reprodução/Mirror)

O Estado Islâmico divulgou nesta terça-feira, 3, um vídeo que mostra o piloto jordaniano Muath al-Kasaesbeh sendo queimado vivo por jihadistas do grupo. O governo jordaniano confirmou a morte através de sua televisão estatal e disse que ela ocorreu no dia 3 de janeiro.

Inicialmente, a autenticidade do vídeo não foi confirmada. No entanto, um membro da família disse à Reuters que foi o chefe das Forças Armadas do país que contou aos parentes de Kasasbeh sobre sua execução. O piloto foi capturado pelo Estado Islâmico em dezembro, depois que seu avião foi abatido na Síria durante um bombardeio.

Entenda o caso:

No último fim de semana, o grupo liberou um vídeo mostrando a decapitação do jornalista japonês Kenji Goto, que não mencionava Kasasbeh. Inicialmente, o ISIS exigiu US$ 200 milhões pela libertação de Goto e outro refém, Haruna Yukawa. Diante da negativa do governo japonês em pagar o resgate, o ISIS executou Yukawa.

O grupo então afirmou que libertaria Goto, se o Japão negociasse com a Jordânia a libertação da jihadista iraquiana Sajida al-Rishawi, uma mulher-bomba, condenada à morte, cujos explosivos não detonaram durante ataques sincronizados em três hotéis em Amã, capital da Jordânia, em 2005. O grupo deu quatro dias de prazo para a libertação de Sajida. A Jordânia anunciou que só libertaria Sajida, se o grupo desse provas de que o refém jordaniano ainda estivesse vivo. A organização terrorista, no entanto, não deu qualquer retorno a Amã após o pedido.

Fontes:
The Washington Post-Islamic State video claims to show burning death of Jordanian pilot
IBTimes-Isis: Jordanian pilot Muath al-Kaseasbeh 'burned alive' in latest execution video
Mirror-Muath al-Kaseasbeh: Latest updates after Jordanian pilot 'burned alive by Islamic State'
O Globo-Estado Islâmico divulga vídeo que mostra piloto sendo queimado vivo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *