Início » Internacional » Estado Islâmico e Frente al-Nusra fazem aliança na Síria
Guerra na Síria

Estado Islâmico e Frente al-Nusra fazem aliança na Síria

Organizações fecham acordo informal de cessar-fogo para combaterem os 'inimigos comuns' no norte do país

Estado Islâmico e Frente al-Nusra fazem aliança na Síria
Membros da al-Nusra em invasão à base aérea de Tafnataz. Apesar da trégua, união entre os grupos é improvável. (Reprodução/Associated Press)

O Estado Islâmico (ISIS) e a Frente al-Nusra, que tem ligações com a al-Qaeda, se juntaram em aliança para combater inimigos comuns. Os grupos, que antes se enfrentavam, decidiram se unir para realizar ataques no norte da Síria.

Leia mais: Bombardeios americanos já mataram 865 pessoas na Síria
Leia mais: ACNUR ajudará menos pessoas no Iraque e na Síria

O acordo, porém, não define uma união entre os grupos. A qualquer momento a aliança pode se dissolver. De acordo com os oficiais de inteligência dos Estados Unidos, a união não deve acontecer, mas não se deve descartar operações conjuntas entre os dois grupos em ofensivas contra o país.

Um membro de oposição ao governo sírio afirmou que pelo menos sete líderes das duas organizações se reuniram na cidade síria de Atareb, próxima a Aleppo, no dia 2 de novembro. No encontro, duas decisões foram tomadas: a primeira foi o cessar-fogo entre as partes; a segunda foi abrir novas frentes de batalha contra os grupos curdos no norte da Síria. Representantes de outras três organizações também participaram do encontro: o Khorasan, um pequeno grupo de veteranos da al-Qaeda; a Jund al-Aqsa, facção aliada ao ISIS; e o Ahrar al-Sham, um grupo rebelde muçulmano.

“Se trabalharem juntos, os jihadistas serão mais eficazes na Síria”, diz Tom Joscelyn, um analista americano que acompanha os grupos terroristas para o portal Long War Journal. “Se houver menos derramamento de sangue entre eles, isso facilitará o caminho para que os jihadistas tentem depor Assad ou qualquer força apoiada pelo Ocidente”.

Fontes:
O Globo-Estado Islâmico e Frente al-Nusra declaram trégua e aliança na Síria

1 Opinião

  1. Joma Bastos disse:

    Os dois movimentos, Estado Islâmico e Frente al-Nusra, vivem com a mesma intenção, fundar um estado islâmico.
    São com estes movimentos radicais islâmicos jihadistas , que o governo brasileiro queria estabelecer conversações para a paz.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *