Início » Internacional » Estado Islâmico está a menos de 2km de Bagdá, diz ONG
Jihadistas avançam

Estado Islâmico está a menos de 2km de Bagdá, diz ONG

Segundo ONG britânica, o Estado Islâmico se aproximou da capital iraquiana e ensaia aliança com grupos radicais rivais para combater a coalizão ocidental

Estado Islâmico está a menos de 2km de Bagdá, diz ONG
No último domingo, 28, Barack Obama, admitiu que os EUA subestimaram as atividades do ISIS no Iraque (Reprodução/Independent)

Jihadistas do Estado Islâmico (ISIS) estão se aproximando da capital iraquiana, Bagdá. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, 29, pela ONG britânica Foundation for Relief and Reconciliation in the Middle East. Segundo a ONG, os jihadistas estão a cerca de 1,5 km da capital.

Leia mais: EUA subestimaram militantes do Estado Islâmico na Síria, diz Obama

A notícia chega em meio a boatos de uma aliança entre o ISIS e o Frente al-Nusra, grupo radical ligado à Al Qaeda que luta contra o regime de Bashar Al Assad na Síria. De acordo com a ONG britânica, o Frente al-Nusra conseguiu reforçar suas posições na Síria nas últimas semanas.

Embora os grupos sejam rivais, o Frente al-Nusra e o ISIS tem ensaiado uma aproximação para combater a aliança ocidental liderada pelos EUA. No último sábado, 27, o porta-voz do al-Nusra, Abu Firas al-Suri, ameaçou retaliações aos países que compõem a coalizão. “Esses países cometeram um ato terrível que os colocaram na lista dos jihadistas. Essa não é uma guerra contra o al-Nusra, é uma guerra contra o Islã”.

No último domingo, 28, o presidente dos EUA, Barack Obama, admitiu em entrevista à emissora americana CBS que os EUA subestimaram as atividades do ISIS no Iraque, bem como a capacidade das forças iraquianas de enfrentar os jihadistas.

Durante o fim de semana, ataques da coalizão ocidental destruíram três pequenas refinarias na Síria que estavam sob o controle de jihadistas do ISIS. A aliança visa atacar 12 refinarias que estão sob o controle do grupo. A ideia é acabar com a principal fonte de renda do ISIS, que chega a movimentar até US$ 3 milhões com o contrabando de petróleo, em especial para a vizinha Turquia.

Fontes:
The Independent-Isis 'just one mile from Baghdad' as al-Qaeda fighters join forces against Syria air strikes

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *