Início » Internacional » Estados Unidos e Cuba anunciam reabertura de embaixadas
Reaproximação histórica

Estados Unidos e Cuba anunciam reabertura de embaixadas

Secretário de Estado americano deve viajar a Cuba este mês para hastear a bandeira

Estados Unidos e Cuba anunciam reabertura de embaixadas
Obama anunciou a reabertura das embaixadas nesta quarta-feira (Foto: Divulgação/Casa Branca)

O presidente americano Barack Obama anunciou nesta quarta-feira, 1º de julho, seus planos para oficialmente reabrir as embaixadas em Washington e Havana, restabelecendo as relações diplomáticas entre EUA e Cuba depois de mais de meio século de estranhamento.

“Nossas nações são separadas por apenas 145 quilômetros, e existem laços profundos de amizade e famílias entre nossos povos, mas há diferenças entre os nossos governos, e às vezes nós nos permitimos ser aprisionados por um certo modo de fazer as coisas”, disse o presidente americano em pronunciamento na Casa Branca, referindo-se às décadas de hostilidade, nascida na Guerra Fria, que levou os Estados Unidos a isolar o país vizinho.

Horas antes do anúncio, o chefe da Seção de Interesses do EUA em Havana, Jeffrey DeLaurentis, esteve no Ministério das Relações Exteriores de Cuba para entregar ao ministro interino Marcelino Medina uma carta de Obama ao homólogo cubano, Raúl Castro.

De acordo com o jornal cubano Granma, Obama confirmou no documento a decisão de restabelecer as relações diplomáticas e abrir as embaixadas a partir do dia 20 deste mês. A data foi confirmada pela chancelaria cubana.

O presidente americano disse que o secretário de Estado americano John Kerry fará uma viagem oficial para Havana para hastear a bandeira americana na embaixada.

 

Fontes:
Estadão-Eua e Cuba reabrirão embaixadas em Havana e Washington este mês
NYTimes-U.S. Ready to Restore Ties With Cuba and Open Embassy in Havana

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *