Início » Internacional » Estudo coloca em xeque benefícios do ‘modo noturno’
APARELHOS CELULARES

Estudo coloca em xeque benefícios do ‘modo noturno’

Luz amarela emitida por smartphones quando estão em 'modo noturno' pode ser mais prejudicial para o sono do que a luz azul tradicional

Estudo coloca em xeque benefícios do ‘modo noturno’
Usuários usam o 'modo noturno' para que o aparelho não interfira na qualidade do sono (Foto: Tony Lam Hoang)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em determinado momento, quando estamos deitados na cama à noite enviando mensagens, a tela do smartphone passa da cor azul para a amarela. Trata-se do chamado “modo noturno”, que, segundo estudos, impede que o aparelho interfira na qualidade do sono.

Mas um artigo de Tim Brown, publicado na revista científica Current Biology, contradiz essa ideia. Em uma pesquisa realizada com camundongos, Brown constatou que a luz amarela era mais prejudicial ao sono do que a azul. 

Então, em que se basearam os estudos que recomendam o uso do modo noturno nos celulares? “Há 20 anos, cientistas descobriram que a melanopsina, um fotopigmento sensível à luz encontrado na retina, regulava o relógio biológico. Mas, na verdade, são os cones, as células dos olhos, que detectam a influência das cores no sono”, disse Brown.

Segundo o artigo, o brilho da luz é mais importante do que a cor para estimular o relógio biológico e, quando o brilho diminui, o azul é mais relaxante do que o amarelo.

Essa teoria faz sentido se pensarmos que, em dias ensolarados, a luz do dia é amarela e a do crepúsculo é azul. O nascer e o pôr do sol, por sua vez, marcam a duração de um dia de 24 horas em nosso relógio biológico. “Apesar de o experimento ter se limitado a camundongos, creio que os resultados também se aplicam aos seres humanos”, observou Brown.

Porém, além da tese que a cor da tela do celular influencia a qualidade do sono, o que há de mais estimulante do que os inúmeros aplicativos que os smartphones oferecem aos seus usuários? Como não ficar acordado até as duas horas da manhã com os olhos fixos em nossos aparelhos?

Fontes:
The Guardian-Not such a bright idea: why your phone’s ‘night mode’ may be keeping you awake

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. VINNY VIEITES disse:

    O que produzir e como apresentar o produto para venda?ESSE PRODUTO É SAZONAL?
    Quando e onde SER E DESENVOLVER PROGNÓSTICOS E MELHORIAS DE SISTEMA COM UMA ABORDAGEM MERCADOLÓGICA DISTRIBUITIVA, DESENVOLVEDORES SÃO EFICIENTES E NÃO MELHORIAS REAIS, DESENVOLVEDORES SÃO ESTÁVEIS QUANDO O OBJETO DE AÇÃO É UMA ALTERNATIVA RENTÁVEL, E SE DESENVOLVIMENTO SE TRANSFORMOU EM PRODUTO E RENTABILIDADE JUNTO COM A SAZONALIDADE DO NEGÓCIO… o brilho da luz é mais importante do que a cor para estimular o relógio biológico…Sazonalidade da produção?
     Variações na qualidade do produto agropecuário
     Sazonalidade do consumo
    NOTURNO… Perecibilidade do produto final
     Qualidade da vigilância sanitária POR MAIS DE 120 DIAS. MAIS ESPECÍFICO PARA OS PERIODOS ENTRE 22:00H ATÉ ÀS 10:00H A MÉDIA PRODUTIVA DO SER MAIS PERCEBIVEL NOTURNO. PRODUTO NOTURNO.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *