Início » Cultura » Estudo faz uma análise estatística dos diferentes gêneros e períodos musicais
música popular

Estudo faz uma análise estatística dos diferentes gêneros e períodos musicais

Com a aplicação da técnica estatística de análise de componentes principais, pesquisadores dividiram a música popular moderna em 13 gêneros

Estudo faz uma análise estatística dos diferentes gêneros e períodos musicais
Houve três períodos de mudanças rápidas. O primeiro foi o período da Invasão Britânica, de 1963 a 1964 (Foto: Flickr)

Os Stones ou os Beatles? Para qualquer pessoa nascida logo após a Segunda Guerra Mundial essa é a pergunta mais importante no contexto da música. Mas para os americanos suscita uma segunda pergunta. Essas duas bandas foram de fato responsáveis pela revolução musical de 1963 e 1964, que as pessoas a oeste do Atlântico chamam de Invasão Britânica, e as que estão a leste acham que foi o início da moderna música popular?

Matthias Mauch da Universidade Queen Mary, uma das maiores faculdades da Universidade de Londres, e Armand Leroi do Imperial College, decidiram responder essa segunda pergunta e outras semelhantes, com uma abordagem científica. Em um artigo publicado na segunda semana de maio no Royal Society Open Science, os pesquisadores disseram que haviam obtido os dados de sua análise no Billboard Hot 100, a tabela musical padrão dos Estados Unidos. Mauch e Leroi usaram o Last.fm, um serviço de música streaming, para reunir 30 segundos de clipes de 17.094 músicas (86% do total) citadas nessa tabela no período de  1960 a 2010. Em seguida, fizeram uma análise de som e um estudo estatístico de cada clipe.

Com a aplicação da técnica estatística de análise de componentes principais, eles conseguiram dividir a música popular moderna em 13 gêneros ou “estilos” (um deles, por exemplo, abrange o “rock”, o “rock clássico”, “pop” e “new wave” enquanto outro se baseia no “rock”, “hard rock”, “alternativo” e “rock clássico”). Assim, poderiam acompanhar as oscilações de sucesso e declínio desses estilos ao longo dos anos.

Como o gráfico mostra, houve três períodos de mudanças rápidas. O primeiro foi o período da Invasão Britânica, de 1963 a 1964. Embora seja o menor espaço de tempo, isso se justifica em razão dos poucos períodos anteriores que possam ser comparados. A segunda mudança ocorreu no início da década de 1980. E a terceira em torno de 1991. Essas revoluções musicais correspondem às épocas em que os críticos musicais apontaram as mudanças de gêneros (rock clássico, new wave e hip-hop, respectivamente), mas essa análise sugere que outras novidades, como o punk da década de 1970, não foram as revoluções que seus fãs queriam.

Fontes:
The Economist-First principals

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *