Início » Vida » Ciência » Estudo identifica células responsáveis pela sensação de fome
Ciência

Estudo identifica células responsáveis pela sensação de fome

A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de uma droga que pode ajudar na luta contra a crescente obesidade no mundo

Estudo identifica células responsáveis pela sensação de fome
A ativação dos neurônios PVH MC4R teve o mesmo efeito que uma dieta (Reprodução/Flickr)

Em estudo publicado na revista Nature Neuroscience, cientistas americanos e britânicos identificaram as células do cérebro responsáveis por controlar a sensação de fome. A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de uma droga que regule esse mecanismo, o que poderia ajudar na luta contra a crescente obesidade no mundo, dizem pesquisadores.

A nova descoberta é relacionada a um grupo de células do cérebro, conhecidas como neurônios PVH MC4R, que quando desligadas aumentam a fome e, ativadas, acabam com o apetite.

Em experimento feito com camundongos, os animais que tinham ido dormir com o estômago cheio ficaram famintos quando o circuito foi desligado. Quando as células foram ativadas, os camundongos perderam completamente o apetite.

Pesquisadores também fizeram outro experimento para descobrir que tipo de sentimentos os neurônios PVH MC4R geravam quando ligados. Camundongos famintos foram colocados em uma caixa com duas saídas, uma delas equipada com laser para ativar esses neurônios. Os animais pareciam ser atraídos para esta porta. Para os cientistas, o experimento sugeriu uma reação de prazer nos cérebros desses roedores. O corte do apetite não seria causado por náusea ou outras sensações desagradáveis, e sim, pela diminuição da angústia e irritação que muitas vezes acompanha a fome.

Segundo o pesquisador Bradford Lowell, do Centro Médico Beth Israel Deaconess, em Boston, a ativação dos neurônios PVH MC4R teve o mesmo efeito que uma dieta.

Fontes:
O Globo-Cientistas identificam neurônios responsáveis pela sensação de fome

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *