Início » Internacional » Estudo identifica os exercícios que mais beneficiam o cérebro
saúde

Estudo identifica os exercícios que mais beneficiam o cérebro

Pesquisadores da Universidade Foro Itálico de Roma identificam os tipos de atividades físicas que mais reduzem os efeitos do envelhecimento no cérebro

Estudo identifica os exercícios que mais beneficiam o cérebro
Esportes como esgrima exigem tomada de decisões rápidas (Reprodução/Wikipedia)

Médicos do mundo inteiro concordam que praticar atividades físicas ajuda a manter corpo e mente saudáveis. Porém, um estudo feito em 2012, por pesquisadores da Universidade Foro Itálico de Roma identificou quais atividades físicas trazem mais benefícios ao cérebro.

No estudo, os pesquisadores dividiram os esportes em duas categorias: abertos e fechados. Os esportes abertos são aqueles que exigem tomada de decisões rápidas, reações instantâneas e de precisão. Exemplos dessa categoria são futebol, basquete, vôlei, esgrima, tênis de mesa (ping pong) e hockey.

Já os esportes fechados são os que demandam a repetição de movimentos em ritmo estável, como atletismo, ciclismo, boliche e patinação.

“Queríamos ver se o esporte ajudaria a manter o cérebro rápido e efetivo, reduzindo o envelhecimento cognitivo”, afirmou Francesco Di Russo, um dos líderes da pesquisa.

O estudo constatou que as atividades abertas, que exigem movimento constante e adaptação rápida a mudanças, aprimoram capacidades cognitivas como aprendizado, memória e tempo de reação. Esse efeito foi observado tanto em jovens quanto em idosos, o que pode reduzir alguns problemas cognitivos associados ao envelhecimento.

Fontes:
BBC-Ciência identifica atividades físicas que mais ajudam o cérebro

2 Opiniões

  1. Renato Fregapani disse:

    Lembro que o filósofo Imanuel Kant fazia caminhadas moderadas, todas as tardes. E não conheço nenhum jogador de futebol que seja phd.

  2. Vitafer disse:

    Tenho 81 e vida bem ativa.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *