Início » Cultura » Entretenimento » Estudo revela que Hollywood colaborou com o nazismo
'Heil Hollywood'

Estudo revela que Hollywood colaborou com o nazismo

Pesquisa feita pelo australiano Ben Urwand mostra que estúdios e diretores acataram censura nazista para não perder lucro do público alemão

Estudo revela que Hollywood colaborou com o nazismo
Até mesmo Jack Warner, aclamado pelo filme antinazismo "Confissões de um Espião Nazista", acatou a censura nazista (Reprodução/Internet)

Um estudo feito pelo australiano Ben Urwand deixou profissionais e amantes do cinema estarrecidos. Segundo Urwand, para preservar a receita gerada pelo mercado cinematográfico alemão, Hollywood não só acatou a censura nazista da Alemanha de Hitler como contribuiu ativamente para a propaganda do regime.

Urwand, um judeu cujos avós maternos húngaros passaram os anos de guerra se escondendo, começou sua pesquisa em 2004. Na época, entrevistou o roteirista Budd Schulberg, que afirmou que Louis B. Mayer, um dos fundadores do famoso estúdio Metro-Goldwyn-Mayer costumava se encontrar com um cônsul alemão em Los Angeles para discutir cortes nos filmes. Desconfiado, Urwand decidiu se aprofundar no assunto.

Pesquisando meticulosamente em arquivos do governo alemão, Urwand descobriu que muitos diretores, incluindo judeus, alteravam roteiros e elencos para agradar o regime nazista. Até mesmo Jack Warner, aclamado pela sua crítica ao nazismo no filme Confissões de um Espião Nazista, de 1939, contribuiu para o regime. Foi o próprio Warner que ordenou que a palavra “judeu” fosse excluída de todos os diálogos do filme A vida de Emile Zola, de 1937. Warner também foi o primeiro a receber oficiais nazistas em seu estúdio para sugerir cortes.

Em outro arquivo de Berlim, Urwand encontrou uma carta de 1938 da sucursal alemã da 20th-Century Fox, perguntando quando Hitler seria convidado a compartilhar seus ideais nos filmes americanos. A assinatura da carta era acompanhada da saudação “Heil Hitler” (Salve Hitler, em alemão).

“Houve uma ocasião em que cheguei a gritar dentro de um arquivo”, disse Urwand. De acordo com sua pesquisa, cerca de 20 filmes direcionados ao público americano continham intervenções feitas por oficiais nazistas.

Fontes:
The New York Times-Scholar Asserts That Hollywood Avidly Aided Nazis

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. jayme endebo disse:

    Antes da guera ser iniciada muitos judeus americanos ou não eram simpatizantes e alguns até financiavam o nazismo que até então eram os únicos que desafiavam o comunismo abertamente porem com o tempo foi se separando as ideologias da religião e os judeus foram perseguidos por serem judeus e não por serem comunistas, liberais ou sociais democratas.

  2. ney disse:

    Hollywood foi peça importante também durante as guerras, na distração e imposição de ideologia na mente da sociedade do novo ideal, sociedade zumbi.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *