Início » Vida » Ciência » Estudo sugere que vírus ebola pode ser transmitido pelo ar
Vírus Ebola

Estudo sugere que vírus ebola pode ser transmitido pelo ar

Estudo levanta a hipótese de que a transmissão do vírus já poderia ter ocorrido através de partículas de ar

Estudo sugere que vírus ebola pode ser transmitido pelo ar
Surto de ebola que começou no oeste da África já matou 9 mil pessoas (Reprodução/Internet)

Um estudo divulgado nesta quinta-feira, 19, sugere que a transmissão do vírus ebola pelo ar é “bastante provável”. Liderado pelo epidemiologista Michael T. Osterholm do Centro de Pesquisa para Doenças Infecciosas na Universidade de Minnesota, o estudo levanta a hipótese de que a transmissão do vírus já poderia ter ocorrido através de partículas de ar microscópicas produzidas e liberadas pelo trato gastrointestinal ou pelo sistema respiratório de pessoas infectadas.

O estudo chamado “Transmissão do vírus Ebola: o que sabemos e o que não sabemos” levanta uma teoria já aventada por Osterholm no artigo “O que temos medo de dizer sobre o ebola“, publicado no New York Times em setembro passado, em meio ao surto da doença que atingiu o Oeste da África.

Durante a crise, especialistas condenaram o artigo e reafirmaram que o vírus só é transmitido por fluidos corporais contaminados, principalmente pelo sangue, fezes e vômito.

Em entrevista, Osterholm comentou que na época em que o artigo foi publicado, houve uma corrida para assegurar as pessoas que os cientistas sabiam mais do que de fato eles sabiam. O pesquisador pretende com o estudo recém-divulgado mostrar que não é possível provar que o vírus ebola não pode ser transmitido através de partículas de ar.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a crise do ebola já atingiu mais de 23 mil pessoas, matando cerca de 9 mil.

Como evidência, o estudo aponta que o vírus já foi encontrado do lado externo de máscaras usadas por profissionais da saúde responsáveis pelo tratamento de pessoas infectadas. Os cientistas também lembram, no estudo, que o vírus é transmitido via respiração pelos animais.

Fontes:
Washington Post-Limited airborne transmission of Ebola is ‘very likely,’ new study says

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *