Início » Internacional » EUA criam 156 mil novos empregos em dezembro
ECONOMIA DOS EUA

EUA criam 156 mil novos empregos em dezembro

Dezembro foi o 75° mês consecutivo de crescimento do emprego

EUA criam 156 mil novos empregos em dezembro
Feira de emprego em Princeton (Fonte: Reprodução/Bloomberg)

Dados do Departamento do Trabalho dos EUA divulgados nesta sexta-feira, 6, mostram que a economia norte-americana criou 156 mil novos empregos em dezembro, um pouco abaixo das expectativas dos economistas, que esperavam 180 mil novas vagas.

Já os salários subiram 2,9% em relação a dezembro passado. Trata-se do maior aumento em mais de sete anos e uma evidência de que o crescimento econômico está finalmente se traduzindo em ganhos para os trabalhadores.

Os dados do último mês de Barack Obama na presidência dos EUA contrastam de forma significativa com a economia em janeiro de 2009, quando Obama assumiu o poder em meio à recessão. A taxa de desemprego na época era de 7,8%. No mês passado, a taxa aumentou ligeiramente para 4,7%. A diminuição marca a segunda maior queda na taxa de desemprego durante uma presidência, após Bill Clinton, desde que Dwight D. Eisenhower assumiu o poder, em 1953.

Dezembro também foi marcado pelo 75° mês consecutivo de crescimento do emprego — a faixa mais longeva que os EUA já viram desde 1939.

O presidente eleito, Donald Trump, prometeu impulsionar a economia norte-americana ao reduzir impostos para empresas, aumentar os gastos com infraestrutura e reativar o setor industrial dos EUA. Os dados sugerem, no entanto, que Trump está herdando uma economia que é relativamente estável.

Alguns economistas acreditam que o país ainda não atingiu uma recuperação total. Eles advertem que os trabalhadores com escolaridade mais baixa e com menor capacitação continuam a ficar para trás.

Fontes:
The Washington Post - U.S. added 156,000 jobs in December; wage growth picked up

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *