Início » Internacional » EUA divulga nova política anti-imigração
DEPORTAÇÃO

EUA divulga nova política anti-imigração

Ilegais vão ter que comprovar vida contínua no país por pelo menos dois anos para evitar deportação expressa

EUA divulga nova política anti-imigração
O 'New York Times' publicou um editoral criticando duramente os documentos (Foto: Flickr/Gage Skidmore)

Na última terça-feira, 21, o secretário de segurança dos Estados Unidos, John Kelly, publicou dois memorandos sobre a política anti-imigração. Os documentos explicam como vai funcionar a nova regra de deportação no país.

Leia mais: Trump revela ‘fonte’ de informação sobre falso ataque

Segundo o documento, o alvo das deportações vai ser maior. Não serão apenas os imigrantes condenados por crimes graves que vão podem ser deportados, mas qualquer um que tenha sido acusado de algum crime que ainda não foi resolvido ou que um agente de imigração ache que ponha em risco a segurança pública ou nacional.

Os documentos também falam sobre a contratação de mais funcionários para colocar o plano em prática. Seriam mais 10 mil funcionários de imigração e alfândega e 5 mil agentes de fronteira.

Outra decisão polêmica é a de deportação expressa para os ilegais que não consigam comprovar que vivem nos Estados Unidos de forma contínua por pelo menos dois anos. A prática anterior a este documento era limitada a pessoas há menos de duas semanas no país e que tivessem sido detidas a menos de 160 km da fronteira. Para piorar, a deportação expressa permite que a pessoa seja enviada de volta ao seu país de origem sem passar por todo processo legal.

O New York Times publicou um editoral criticando duramente os documentos, argumentando que eles podem acabar por permitir inúmeros abusos policiais, principalmente por conta do preconceito racial. O editoral ainda diz que os documentos revelam como a máquina de deportação americana pode se tornar extrema, ameaçadora e cara em detrimento aos valores americanos.

Confira os memorandos na íntegra aqui e aqui.

 

Fontes:
The New York Times-Mr. Trump’s ‘Deportation Force’ Prepares an Assault on American Values
Folha de S.Paulo-Governo Trump divulga nova política anti-imigração com mais deportações
The Guardian-Trump plans to greatly expand number of immigrants targeted for deportation
USA Today-5 ways Trump will increase deportations

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Markut disse:

    A auto biografia desse psicopata já revela o seu “modus faciendi”: é morder irracionalmente que, no final ,sempre sobra um apetitoso naco.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *