Início » Internacional » EUA e China vão reduzir emissão de gases poluentes
'Acordo histórico'

EUA e China vão reduzir emissão de gases poluentes

É a primeira vez que Pequim se compromete a diminuir as emissões de carbono na atmosfera

EUA e China vão reduzir emissão de gases poluentes
Barack Obama e Xi Jinping em Pequim (Fonte: Reprodução/AFP)

Após meses de negociações, os presidentes dos EUA e da China assinaram um acordo para combater as mudanças climáticas, incluindo reduções de suas emissões de gases poluentes na atmosfera.

Trata-se da primeira vez que Pequim se comprometeu a diminuir as emissões de carbono, sendo 2030 o prazo limite para começar tal redução.

Já os EUA se comprometeram a cortar entre 26% e 28% as emissões de gases em até 11 anos — o que representa um número duas vezes maior que as reduções previstas entre 2005 e 2020.

O presidente da China, Xi Jinping, disse que, até 2030, 20% da energia produzida no país terá origem em fontes limpas e renováveis.

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que se trata de um “acordo histórico”, ressaltando que o objetivo norte-americano é “ambicioso, mas alcançável”. Além disso, Obama destacou que o pacto é “um marco importante” nas relações entre Washington e Pequim.

Os dois presidentes estabeleceram ainda outros acordos durante o encontro bilateral em Pequim, realizado durante o Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec). Washington e Pequim também vão estreitar as relações entre as forças armadas, aumentar o combate ao terrorismo e incrementar estratégias para ajudar no combate à epidemia de ebola na África.

Fontes:
G1 - EUA e China anunciam acordo para reduzir emissão de gases poluentes

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *