Início » Economia » EUA e países do Pacífico estão prestes a fechar pacto comercial
acordo estratégico

EUA e países do Pacífico estão prestes a fechar pacto comercial

Após mais de cinco anos de negociações, EUA estão perto de fechar acordo comercial com os países do Pacífico

EUA e países do Pacífico estão prestes a fechar pacto comercial
Mike Froman, representante comercial dos EUA para o assunto. Acordo deve ser fechado ainda este semestre (Reprodução/Internet)

Os Estados Unidos estão prestes a fechar um ambicioso acordo com o Japão e outros dez países do Pacífico, bloco que detém 40% de toda a produção econômica global.

O acordo prevê parcerias comerciais em importantes setores econômicos, como a produção agricultura e o setor automotivo. O pacto comercial é considerado estratégico para aproximar os EUA da Ásia.

Esta semana, representantes dos países membros da Parceria Transpacífica se encontrarão em Nova York para tratar os últimos detalhes do acordo. Também haverá um encontro em Washington, onde representantes comerciais do Japão e dos EUA concluirão a negociação bilateral entre os dois países, que vêm enfrentando em certos pontos da negociação.

Segundo Mike Froman, representante comercial dos EUA para o assunto, após mais de cinco anos de conversas, o acordo está praticamente fechado. Embora Froman se recuse a estabelecer uma data para a conclusão do acordo, fontes ligadas ao assunto disseram ao jornal Financial Times que o acordo deve ser fechado ainda neste semestre. A ideia é que o acordo seja analisado pelo Congresso americano antes que a campanha presidencial de 2016 comece a dominar a agenda dos parlamentares.

Fontes:
Financial Times-US trade chief says Pacific deal is close

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *