Início » Internacional » EUA emitem alerta sobre ‘risco de atentado’ em viagens à Europa
TERRORISMO

EUA emitem alerta sobre ‘risco de atentado’ em viagens à Europa

Departamento de Estado americano alerta turistas para possíveis ataques em solo euroepeu

EUA emitem alerta sobre ‘risco de atentado’ em viagens à Europa
Cerca de 90 mil policiais, soldados e guardas de segurança serão mobilizados para garantir a segurança da Eurocopa (Foto: Wikipedia)

O Departamento de Estado americano emitiu na terça-feira, 31, um alerta de viagem para aqueles que estão planejando visitar a Europa, anunciando um “risco de potenciais ataques terroristas em todo o continente”.

Para as autoridades americanas, a ameaça de terrorismo é preocupante devido aos grandes eventos que serão realizados em solo europeu. Por conta disso, Washington recomenda aos turistas que fiquem alerta, já que “serão um dos principais alvos dos terroristas que planejam atentados em lugares públicos”.

Entre os principais eventos está a Eurocopa, que será sediada pela França, ainda operando em estado de emergência após uma série de atentados em Paris. O torneio de futebol será realizado entre os dias 10 de junho e 10 de julho e o governo francês colocará nas ruas cerca de 90 mil policiais, soldados e guardas para garantir a segurança do evento.

Outro evento que desperta a preocupação das autoridades americanas é a Jornada Mundial da Juventude, que levará cerca de 2,5 milhões de católicos para Cracóvia, na Polônia, entre 26 e 31 de julho.

Apesar do risco ser considerado real, Shamila Chaudhary, especialista no combate ao terrorismo e funcionária do governo do presidente americano Barack Obama, disse à BBC que o terrorismo na Europa está “normalizado”. Para ela, o risco de um turista ser pego em um incidente terrorista é minúsculo, já que a Europa é um continente grande e diverso.

O alerta de viagem não recomenda que as pessoas reconsiderem a viagem para a Europa. De acordo com John Kirby, autoridade do governo, é uma extensão do alerta emitido em março após o atentado ocorrido em Bruxelas, na Bélgica, e não é baseado em uma inteligência específica.

Fontes:
The Economist-America issues a travel alert covering Europe
El País-EUA emitem alerta sobre viagens à Europa por ‘risco de atentado’

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *