Início » Internacional » EUA fazem novo convite a Dilma para visita de Estado
relação bilateral

EUA fazem novo convite a Dilma para visita de Estado

Convite foi feito por telefone pelo vice-presidente dos EUA no último dia 13 de março

EUA fazem novo convite a Dilma para visita de Estado
Dilma e Obama se cumprimentam em reunião do G20 em São Petersburgo (Fonte: Reprodução/Reuters)

Os EUA enviaram um novo convite para a presidente Dilma Rousseff para uma visita de Estado a Washington nos próximos meses.

A medida pode ajudar a recompor a relação entre os dois países, abalada após as revelações de que o governo norte-americano havia espionado o brasileiro.

A informação foi divulgada por um porta-voz do Planalto, que afirmou ainda que o convite foi feito por telefone pelo vice-presidente dos EUA, Joe Biden, no último dia 13 de março.

Biden ofereceu a Dilma a opção de escolher entre uma visita de Estado em 2016 ou um encontro de trabalho de alto nível, embora menos formal, ainda neste ano.

A presidente Dilma faria uma visita de Estado a Washington em outubro de 2013, mas a viagem foi cancelada após as denúncias de que EUA espionaram as comunicações de milhões de brasileiros, incluindo de Dilma e de vários de seus assessores, além de empresas brasileiras, como a Petrobras.

Desde o incidente e após o governo brasileiro ter exigido explicações, Brasília e Washington tentam reprogramar o encontro.

Fontes:
Terra - EUA convidam Dilma para nova visita a Washington

5 Opiniões

  1. André Luiz D. Queiroz disse:

    Victor Ivens,
    Acho que você não percebeu que eu usei de muita ironia em minha réplica ao comentário “a soldo” do Dabés (um “troll chapa branca” que é useiro e viseiro de comentar aqui em O&N…); já que querem nos fazer de palhaços, então eu tento ridicularizar essas posições que ele posta!

    A não ser que o amigo também tenha sido irônico, a proposta de Dilma Rousseff delegar ao vice presidente ou ao ministro da fazenda a visita oficial aos EUA é absolutamente fora de cabimento! Por mais que tanto Temer quanto Levy sejam mais qualificados a negociar com Obama do que Dilma Rousseff, o encontro com o chefe de estado de outro país é prerrogativa do(a) presidente da República!
    Um abraço!

  2. Áureo Ramos de Souza disse:

    Ainda falam do Aécio como se fosse um ser qualquer e vejam o ser que nos dirige e nos rouba.

  3. Victor Ivens disse:

    O Sr. André Luiz D. Queiroz redigiu o que foi, na minha opinião, a resposta mais passivo agressiva da história. Ainda assim, posso concordar.
    Mas comento pois gostaria de sugerir que a nossa presidente encontrasse um compromisso de última hora para quando a visita fosse marcada, que ela fosse novamente visitar algum vizinho com ideais comuns ou coisa do gênero. Assim a imagem do Brasil teria um pouco mais de segurança num âmbito global, pois quem atenderia seria alguém mais qualificado para a representatividade, como o Sr. Temer ou o Sr. Levy.

  4. André Luiz D. Queiroz disse:

    Os ianques decepcionam a oposiçãozinha (…)” — qual ‘oposiçãozinha’? O PMDB, de Cunha, Renan e Temer (por ordem crescente na linha de sucessão à presidência, em caso de ‘vaga do cargo’, como previsto na CF/1988)?…

    “(…) neste momento de manifestações contra ela, por parte da classe média alta (a antiga e de escolaridade superior), que votou em peso no Aécio Furnas/Pinóquio..“— tá, mas não esquece da classe média ‘baixa’ (com escolaridade nível médio ‘completo’!), que tem que aguentar 27,5% de IR no contracheque, e mais o pessoal da classe ‘C’, ‘D’, ou sei lá qual letra, que não ganha nem pra ter desconto de IR na fonte mas paga imposto assim mesmo, embutido no preço de tudo (ICMS, ISS, IOF, PIS/COFINS, etc! E o governo já pensa em trazer de volta a CPMF!) Tava todo mundo junto na Av. Paulista domingo retrasado!

    Aconselhável que ela fique esperta, pois os ianques oferecem uma mão e golpeiam com a outra. Mas a Dilma já é vacinada contra este vírus explorador, que só visa seus interesses geopolíticos/econômicos ” — Ora!, as relações entre os países são sempre pautadas pelos seus interesses ‘geopolíticos/econômicos’ comuns ou divergentes. E é papel de cada governo buscar acordos que tragam o máximo de estabilidade e equidade na relação entre eles. Mas isso, é coisa para gente que sabe fazer diplomacia, ao invés de bravatas! Se é para Dilma ficar ‘esperta’, então em lugar de ser ‘vacinada contra o vírus explorador’, ela devia é receber um soro contra estultice!

    E penso assim! Alguém mais aí concorda comigo? :)
    Abraços!

  5. Beraldo Dabés Filho disse:

    Os ianques decepcionam a oposiçãozinha, neste momento de manifestações contra ela, por parte da classe média alta (a antiga e de escolaridade superior), que votou em peso no Aécio Furnas/Pinóquio.. Aconselhável que ela fique esperta, pois os ianques oferecem uma mão e golpeiam com a outra. Mas a Dilma já é vacinada contra este vírus explorador, que só visa seus interesses geopolíticos/econômicos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *