Início » Internacional » EUA ficam sem encarregado máximo na Coreia do Norte
DIPLOMACIA

EUA ficam sem encarregado máximo na Coreia do Norte

País também está sem embaixador na Coreia do Sul, depois de polêmica com Victor Cha

EUA ficam sem encarregado máximo na Coreia do Norte
Na Coreia do Sul, os EUA estão sem embaixador depois que Trump decidiu não nomear Victor Cha (Foto: Flickr/Donald Trump/Shealah Craighead)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A partir de sexta-feira, 2, os Estados Unidos vão ficar sem seu encarregado máximo para a Coreia do Norte, com a saída do veterano Joseph Yun. Segundo a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, ele deixou o cargo por “decisão pessoal”.

A porta-voz evitou confirmar se o diplomata será ou não substituído, mas disse que a saída de Yun não vai colocar em perigo a gestão da crise com a Coreia do Norte. “O Departamento de Estado tem 75 mil pessoas que trabalham pelo mundo. Insinuar que o embaixador Yun é o único capaz de conduzir a questão da Coreia do Norte seria simplesmente errado. Temos um banco profundo de pessoas com muita experiência”, afirmou.

Yun foi responsável por conseguir a liberação do estudante americano Otto Warmbier no ano passado. Warmbier, que estava em coma, morreu pouco depois de retornar aos EUA.

Na Coreia do Sul, os EUA estão sem embaixador depois que Trump decidiu não nomear Victor Cha, porque ele rejeitou publicamente um ataque preventivo contra as instalações nucleares da Coreia do Norte.

A recente participação norte-coreana nos Jogos de Inverno representou a maior aproximação em anos entre as Coreias. Agora, a Coreia do Sul está convencida de que esse degelo pode servir para que Washington e Pyongyang conversem. Na última segunda-feira, 26, Trump disse estar disposto ao diálogo com a Coreia do Norte desde que “sob as condições adequadas”. O comentário ocorreu após Kim Jong-un afirmar que deixa as “portas abertas” para uma conversa.

 

Fontes:
Agência Brasil-EUA ficarão sem encarregado para a Coreia do Norte e sem embaixador em Seul

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *