Início » Internacional » EUA investigam se armas lançadas para curdos estão com Estado Islâmico
Armas roubadas

EUA investigam se armas lançadas para curdos estão com Estado Islâmico

Vídeo divulgado pelo ISIS mostra jihadistas exibindo armas semelhantes às enviadas pelos americanos

EUA investigam se armas lançadas para curdos estão com Estado Islâmico
Imagem do vídeo em que ativistas mexem em armas semelhantes às enviadas pelos EUA aos curdos (Reprodução/G1)

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos investiga se armas lançadas por aviões americanos para os curdos acabaram nas mãos de ativistas do Estado Islâmico (ISIS), na Síria, próximo à cidade de Kobani. A suspeita foi levantada por um vídeo divulgado pelo ISIS, em que os jihadistas exibem armas semelhantes às enviadas pelos americanos.

Segundo um comunicado divulgado pelo governo dos EUA, na última segunda-feira 27 carregamentos foram lançados dos aviões para os curdos, que atuam na fronteira com a Turquia em defesa da cidade de Kobani, mas um dos pacotes teria se extraviado.

Para evitar que caísse em mãos erradas, os EUA informaram que ele havia sido destruído. A informação oficial é de que os demais pacotes haviam sido entregues de maneira segura. O porta-voz do Pentágono John Kirby não confirmou a autenticidade do vídeo, mas disse que não descartam totalmente a possibilidade das armas estarem com o lado inimigo.

Além das imagens que levantam a suspeita, os ativistas do Observatório Sírio para os Direitos Humanos confirmaram a informação de que os militantes haviam apreendido uma das caixas.

Fontes:
BBC Brasil -EUA investigam se armas lançadas pelo ar caíram em lado 'inimigo'

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *