Início » Internacional » EUA lançam bomba atômica em Hiroshima
NESTA DATA

EUA lançam bomba atômica em Hiroshima

Aconteceu, no dia 6 de agosto de 1945, o ataque americano à cidade de Hiroshima, no Japão

EUA lançam bomba atômica em Hiroshima
O Domo da Bomba Atômica é um dos marcos do acontecimento (Foto: Arch-Hiroshima)

A cidade de Hiroshima, no sul do Japão, é mundialmente conhecida por ter sofrido o primeiro ataque atômico da história. A bomba atingiu a cidade na manhã do dia 6 de agosto de 1945.

O bombardeio, decisivo para o fim da Segunda Guerra Mundial, matou instantaneamente cerca de 80 mil pessoas. Uma das maiores cidades do Japão, Hiroshima tinha, na época, cerca de 325 mil habitantes.

A bomba também afetou a saúde de milhares de sobreviventes. A grande maioria das vítimas era formada pela população civil, e não tinha qualquer tipo de envolvimento na guerra.

Na época, os nazistas já haviam sido derrotados pelos aliados na Europa. Restava apenas o Japão no flanco asiático, que resistia com eficiência ao cerco dos americanos. As forças dos Estados Unidos estavam derrotando os japoneses no mar e nos territórios invadidos pelo Japão, principalmente nas Filipinas, na China e nos arquipélagos do Pacífico. Entretanto, segundo os generais americanos, a perda de territórios invadidos não seria suficiente para que os japoneses se rendessem.

Para que o imperador Hiroíto aceitasse a rendição incondicional, seria necessário um ataque direto ao território japonês. A invasão ao Japão era considerada uma iniciativa de altíssimo risco, pois a resistência da população e a batalha em solo inimigo provocariam baixas maciças nas forças americanas. Na época, calculou-se que uma invasão poderia causar a morte de aproximadamente 2 milhões de pessoas, entre americanos e japoneses, além de prolongar a guerra indefinidamente.

Foi então que o alto-comando americano passou a considerar a única arma capaz de um ataque fortíssimo, que destruísse por completo o seu alvo sem causar nenhuma baixa nas tropas dos EUA: as bombas atômicas. Somente a potência de um ataque nuclear poderia obrigar os japoneses a se renderem. Na época, diversos cientistas, como Albert Einstein, estavam colaborando para a evolução da tecnologia nuclear, que já podia ser empregada para fins militares.

Ironicamente batizada de “little boy”, (garotinho, em inglês), a bomba lançada em Hiroshima é até hoje a arma que mais mortes provocou em pouco tempo. A bomba foi lançada às 8h15 do dia 6 de agosto de 1945 e as mortes foram praticamente instantâneas. Sua potência correspondia a 20 mil toneladas de dinamite. A explosão provocou um calor de cerca de 5,5 milhões de graus centígrados, similar à temperatura do Sol.

 

Fontes:
Uol Educação-Hiroshima: Primeiro ataque atômico da história encerrou a 2ª Guerra

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *