Início » Internacional » EUA pedem extradição dos sete dirigentes da FIFA
Corrupção na FIFA

EUA pedem extradição dos sete dirigentes da FIFA

A embaixada americana protocolou um pedido formal de extradição dos sete dirigentes presos na Suíça desde o dia 27 de maio

EUA pedem extradição dos sete dirigentes da FIFA
Réus podem recorrer e levar o assunto até a Suprema Corte da Suíça (Foto: Wikimedia)

Os Estados Unidos pediram à justiça da Suíça a extradição dos sete dirigentes da Fifa presos por acusações de corrupção no final de maio, segundo autoridades do país europeu. Os diretores podem enfrentar meses de prisão caso a requisição seja aceita. No entanto, os réus podem recorrer até levar o caso para a Suprema Corte suíça.

Os sete estão presos em locais diferentes em Zurique e têm permissão de receber uma visita por semana. Os executivos, que foram presos em um hotel cinco estrelas no dia 27 de maio, estão sendo acusados da prática de corrupção.

O caso foi batizado pelo FBI de “Copa do Mundo da Vergonha”. Os dirigentes são acusados de ter recebido propinas que totalizam US$ 100 milhões em troca de contratos de exploração de mídia, marketing e patrocínios para os torneios de futebol da América do Sul.  O dinheiro passava por bancos americanos, o que possibilitou o envolvimento do FBI nos casos. Os acusados podem ficar até 20 anos na cadeia.

“Os sete dirigentes da FIFA foram detidos em Zurique, no dia 27 de maio de 2015, baseado em um pedido dos EUA, e estão presos, aguardando o processo de extradição. No dia 1° de julho de 2015, a embaixada americana em Berna protocolou um pedido formal de extradição dentro do prazo previsto no tratado bilateral de extradição”, explica o relatório do Escritório Federal de Justiça Suíço (FOJ)

Fontes:
Guardian-US asks Switzerland to extradite seven Fifa officials

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *