Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
O governo americano está exigindo que os candidatos ao visto americano incluam todas as informações sobre suas redes sociais no formulário de solicitação.
Autoridades estimam que a exigência afete cerca de 14,7 milhões de pessoas por ano.
Porta-vozes do Departamento de Estado dos EUA informaram que os novos formulários de visto passaram a valer na última sexta-feira, 31. A informação é da agência de notícias AP.
Além de solicitar links ou nomes de usuários dos perfis utilizados por cada candidato nos últimos cinco anos, a partir de agora, o formulário de visto também pede todos os e-mails e telefones usados nos últimos cinco anos.
Quase todos os candidatos aos vistos de turismo, estudo e trabalho estão sujeitos à nova regra do governo americano. A exceção fica por conta de alguns candidatos ao visto diplomático.
Até então, apenas candidatos selecionados para verificação extra eram obrigados a apresentar links das redes sociais.
O Departamento de Estado dos EUA ressaltou que “a segurança nacional é a nossa principal prioridade ao julgar pedidos de visto, e todo potencial viajante e imigrante passa por uma extensa triagem de segurança […] Estamos trabalhando constantemente para encontrar mecanismos que melhorem nossos processos de triagem para proteger os cidadãos dos EUA, ao mesmo tempo em que apoiamos viagens legítimas para o país”.
Em nota, a União Americana pelas Liberdades Civis criticou a medida e afirmou que a “regra vai infringir os direitos dos imigrantes e dos cidadãos dos EUA ao restringir a liberdade de expressão e associação, particularmente porque as pessoas agora terão que se perguntar se o que eles dizem online será mal interpretado ou mal compreendido por um funcionário do governo”.
Fontes:
G1 - Estados Unidos passam a solicitar redes sociais no processo de pedido de visto