Início » Internacional » EUA querem impor sanções à Venezuela por violação dos direitos humanos
prisão de manifestantes

EUA querem impor sanções à Venezuela por violação dos direitos humanos

Punição é referente aos manifestantes presos de forma arbitrária durante os protestos do ano passado contra o governo de Nicolás Maduro

EUA querem impor sanções à Venezuela por violação dos direitos humanos
Para o governo americano, prisão de manifestantes viola o direito à liberdade de expressão (Reprodução/Internet)

O governo dos Estados Unidos planeja impor sanções contra a Venezuela por violação dos direitos humanos e da liberdade de expressão na repressão aos protestos contra o governo de Nicolás Maduro.

Um projeto que lei que tramita no Congresso americano acusa o governo venezuelano de prender arbitrariamente manifestantes, o que viola o direito à liberdade de expressão.

Se aprovadas, as sanções preveem a revogação dos vistos americanos de agentes do país que, a serviço do governo, estiveram envolvidos em atos de violação aos direitos humanos e à liberdade de expressão. As sanções também incluem a proibição da retirada de novos vistos.

O texto do projeto já foi aprovado pelo Senado e seguirá para a sanção do presidente Barack Obama. Segundo o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, Obama pretende aprovar as sanções. “Nós não vamos manter silêncio diante de ações do governo venezuelano que violam os direitos humanos e o direito à liberdade de expressão”, disse Earnest.

Maduro condenou a proposta americana. “Os gringos dizem que vão impor sanções contra a Venezuela. Ninguém impõe sanções à Venezuela porque nosso povo escolheu ser livre”, disse Maduro. O presidente venezuelano sinalizou que, caso o projeto seja aprovado, haverá represálias aos EUA.

Fontes:
The New York Times-Obama Favors Sanctions for Abuse of Venezuela Protesters

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *