Início » Internacional » EUA se preparam para lidar com furacão Florence
MEIO AMBIENTE

EUA se preparam para lidar com furacão Florence

Mais de 1,5 milhão de pessoas já foram evacuadas nos estados da Carolina do Sul e do Norte. Essa deve ser a tempestade mais potente a atingir a região desde 1954

EUA se preparam para lidar com furacão Florence
Olho do furacão deve chegar aos Estados Unidos na próxima sexta-feira, 14 (Foto: Nasa)

Os EUA continuam se preparando para lidar com o furacão Florence, de categoria 4, que se aproxima da costa dos estados da Carolina do Sul e do Norte. Mais de 1,5 milhão de pessoas já foram evacuadas e direcionadas para abrigos.

A expectativa é que o olho do furacão chegue à costa leste dos EUA na próxima sexta-feira, 14. Nesta quarta-feira, 12, o furacão está passando entre as Bermudas e a Bahamas. Por isso, na última terça-feira, 11, o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, emitiu a ordem oficial de evacuação.

Já na próxima quinta-feira, 13, os estados americanos na rota do furacão devem começar a enfrentar rajadas de vento e chuvas fortes. No entanto, o maior impacto só deve ocorrer na sexta-feira. No momento, os ventos máximos do Florence estão a cerca de 210 quilômetros por hora, mas devem ficar mais fortes ao final desta quarta-feira.

De acordo com o National Hurricane Center, o Florence deve ter seu ápice na costa dos estados da Carolina do Sul e do Norte. São previstas “inundações catastróficas” para quando o furacão chegar aos EUA.

“O furacão Florence está parecendo ainda maior do que o previsto. Chegará em breve”, escreveu o presidente dos EUA, Donald Trump, nas redes sociais na manhã desta quarta-feira. Ademais, o chefe de Estado garantiu que as autoridades estão prontas para agir e alertou sobre o risco de parte do estado da Geórgia também ser atingido.

“Tivemos vantagens para o nosso recente trabalho de furacão no Texas e na Flórida (e fizemos um ótimo trabalho não apreciado em Porto Rico, mesmo sendo uma ilha inacessível, com eletricidade muito fraca e um prefeito de San Juan totalmente incompetente). Estamos prontos para o grande [furacão] que está chegando!”, escreveu Trump.

O último furacão de categoria 4 que atingiu diretamente a costa da Carolina do Norte foi o Hazel, em 1954. Na época, o furacão ficou famoso pela sua capacidade de destruição. Alguns cientistas acreditam que partes dos estados podem enfrentar ventos fortes por mais de 24 horas a partir da noite de quinta-feira. “Isso pode ser um desastre sem precedentes para a Carolina do Norte”, alertou Brian McNoldy, pesquisador da Universidade de Miami.

Uma das maiores preocupações é com a grande população que vive no litoral da Carolina do Norte. Na comunidade de Wilmington, em Carolina Beach, cerca de 75% dos moradores já deixaram suas casas.

Fontes:
CNN-These 4 reasons make Hurricane Florence extremely dangerous
The New York Times-Hurricane Florence Updates: Storm’s Path Shifts, With Catastrophic Rain Predicted

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *