article image
França

Jacques Chirac será julgado por desvio de dinheiro público

fonte | A A A

Foram 12 anos com imunidade como chefe de Estado, e agora o ex-presidente da França Jacques Chirac será julgado por desvio de dinheiro público por um tribunal penal. As acusações apontam que ele criou empregos fantasmas na década de 1990.

Na época, ele era prefeito de Paris. Em julgamento, será determinado se ele teve responsabilidade na criação de 21 cargos — supostamente fantasmas — de “encarregados de missões” na prefeitura da cidade. Chirac governou a capital ao longo de 18 anos, de 1977 a 1995, ano em que assumiu a presidência do país.

Entre 1983 e 1995, várias pessoas tiveram seus salários pagos pela prefeitura da capital. Apesar de elas terem tecnicamente trabalhado como consultores do prefeito, a Justiça suspeita que seriam, na realidade, ligadas ao partido RPR, de Chirac — o atual UMP, do presidente Nicolas Sarkozy.

Ele já havia sido indiciado em 2007 pelas mesmas acusações e, no momento, a Justiça considerou que elas são suficientes para levar ao tribunal. O ex-líder está com 76 anos. É a primeira vez que um ex-presidente da França será levado a julgamento.

De volta ao topo comentários: (1)

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

  1. Evandro Correia disse:

    Jacques Chirac é um grande sem-vergonha, como aliás seu antecessor François Mitterand. No fundo essa raça política é toda asquerosa — nos países ricos a diferença é que eles disfarçam melhor.