Início » Internacional » Evangelho que cita mulher de Jesus não é farsa moderna, dizem cientistas
Polêmica religiosa

Evangelho que cita mulher de Jesus não é farsa moderna, dizem cientistas

Testes feitos por uma equipe de cientistas americanos revelam que o papiro que faz referências a uma suposta esposa de Jesus tem de quatro a oito séculos

Evangelho que cita mulher de Jesus não é farsa moderna, dizem cientistas
Tinta do manuscrito é autêntica e não foi produzida por um farsante moderno (Reprodução/Reuters)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Testes feitos em um fragmento de papiro antigo conhecido como “O evangelho da mulher de Jesus” comprovaram que o manuscrito não é uma falsificação, mas sim um documento legítimo.

O papiro foi descoberto em 2012 por historiadores da Harvard Divinity School, EUA, e causou polêmica na comunidade religiosa.

Nesta quinta-feira, 10, uma equipe composta por professores de Engenharia Elétrica, Química e Biologia da Universidade de Columbia, da Harvard University e do Massachusetts Institute of Technology (MIT) anunciaram que a tinta do papiro data de 4 a 8 séculos atrás.

Para especialistas, a descoberta não comprova que Jesus tinha uma esposa, ou discípulas, mas apenas que o papiro realmente data de séculos atrás, ou seja, que os primeiros cristãos já discutiam abertamente questões como celibato, sexo, casamento e o discipulado.

Contudo, a nova informação não mudará a opinião daqueles que acreditam que o papiro foi produzido por um farsante moderno para incitar o debate, entre eles Leo Depuydt, professor de Egiptologia da Brown University, EUA.

Segundo Depuydt, o manuscrito tem erros gramaticais grosseiros que apontam para uma farsa. “Qualquer aluno de ensino superior que tenha cursado um semestre de gramática egípcia poderia ter forjado o manuscrito”, disse Depuydt.

Fontes:
The New York Times-Papyrus Referring to Jesus’ Wife Is More Likely Ancient Than Fake, Scientists Say

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Sebastian Sulu Akamada disse:

    Os textos bíblicos indicam diferentes personalidades e múltiplas habilidades em Jesus; demais para uma única pessoa, mesmo sendo filho de quem era, o que confirma sua ascendência divina, ou uma estória inventada.

  2. Fred Baskerville disse:

    A Ilíada de Homero, único documento que comprova a existência de Tróia e suas guerras, fala sobre Valquírias, mulheres míticas que montavam um cavalo alado, e a ciências nem ousa questionar. A existência de Aristóteles é tão obsoleta quanto a existência de Deus, e a ciências nem ousa questionar. Mas a de Jesus, ousam. Ateus e suas inteligência.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *