Início » Internacional » Evo Morales aceita oferta de asilo do México
APÓS RENÚNCIA

Evo Morales aceita oferta de asilo do México

Morales desembarcou na Cidade do México nesta terça-feira, 12. Chanceler mexicano diz que a ‘vida e a integridade’ de Morales ‘estão seguras’

Evo Morales aceita oferta de asilo do México
Evo Morales dentro do avião mexicano (Foto: Twitter/@m_ebrard)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que renunciou ao cargo no último domingo, 10, em meio à escalada das tensões no país, aceitou a oferta de asilo político e desembarcou no México na tarde desta terça-feira, 12.

O chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, informou que Evo Morales pediu proteção ao governo do México um dia após renunciar à presidência da Bolívia.

O agora ex-presidente boliviano embarcou em um avião cedido pelo governo mexicano. O chanceler Marcelo Ebrard publicou no Twitter uma foto de Evo Morales dentro do avião, e destacou que a “vida e a integridade” do ex-presidente boliviano “estão seguras”.

Evo Morales também usou o Twitter para uma declaração antes de embarcar rumo ao México e ressaltou que “dói abandonar o país por razões políticas, mas que estará “sempre atento” e voltará “logo, com mais força e energia”.

O governo mexicano destacou que reconhece Evo Morales como presidente “legítimo” da Bolívia e que a sua renúncia ocorreu em função de um “golpe” dado pelo Exército.

“É um golpe porque o Exército pediu a renúncia do presidente e isso violenta a ordem constitucional do país”, afirmou Ebrard.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou uma reunião especial nesta terça-feira, 12, para discutir a situação da Bolívia. Em nota, a secretaria-geral da OEA destacou que “rejeita qualquer saída inconstitucional da situação” e pede “pacificação e respeito ao Estado de Direito”.

Leia também: Evo Morales denuncia golpe na Bolívia

Fontes:
G1 - México concede asilo, e Evo Morales deixa a Bolívia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Roberto Henry Ebelt disse:

    Felizmente, uma saída não violenta para o indígena. “Melhor” ainda foi o cortejo de duas viaturas da PROSEGUR (transporte de valores) que acompanharam o índio velho até o aeroporto. Certamente numerário é o que não faltará ao desgraçado boliviano. CHEGA DE ESQUERDA BANDIDA NA AMÉRICA LATINA.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *