Início » Internacional » Ex-aliados dos EUA ainda se escondem no Laos
Guerra do Vietnã

Ex-aliados dos EUA ainda se escondem no Laos

Homens que dizem ter lutado uma guerra secreta pela CIA permanecem fugindo com suas famílias nas selvas do país.

Eles estão isolados, com fome e são periodicamente caçados pelo governo comunista do Laos, quatro décadas depois de a CIA ter contratado guerrilheiros da floresta para combater comunistas no limite ocidental da Guerra do Vietnã.

A operação da CIA no Laos aconteceu de 1961 a 1975, e ficou conhecida como uma guerra secreta porque o envolvimento militar dos EUA no país foi dissimulado, ao contrário do que aconteceu no Vietnã. Na época, a CIA contratou dezenas de milhares de mercenários, a maioria da minoria étnica Hmong.

Fontes:
NY Times - Old U.S. Allies, Still Hiding in Laos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. antenor disse:

    A aliança entre o Vietnã e a União Soviética terminou com a implosão do bloco soviético em 1989. Foi então que o Vietnã ensaiou uma aproximação com os Estados Unidos e outras nações ocidentais. A aprovação de uma nova constituição em 1992 permitiu o ingresso de investimentos estrangeiros, ainda que o modelo socialista de partido unitário não fosse abandonado.

    Em 1995, o acordo para o restabelecimento das relações com os Estados Unidos foi assinado. Durante as décadas seguintes a indústria do turismo experimentou um crescimento exponencial, baseado principalmente na famosa história guerreira do último século. Como se pode perceber, os Estados Unidos são os atuais vencedores dessa situação que se forjou ao longo d décadas!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *