Início » Internacional » Ex-presidente Piñera é favorito em eleição no Chile
PRESIDÊNCIA

Ex-presidente Piñera é favorito em eleição no Chile

Pesquisas indicam que Sebastián Piñera deve ganhar a disputa presidencial inclusive em um possível segundo turno

Ex-presidente Piñera é favorito em eleição no Chile
Piñera tem 44,4% das intenções de voto (Fonte: Reprodução/grupobcc)

O ex-presidente Sebastián Piñera, da aliança de direita Chile Vamos, lidera as intenções de voto para as eleições que acontecem neste domingo, 19, para escolher o substituto da atual presidente chilena, Michelle Bachelet.

As pesquisas indicam que Piñera deve ganhar as eleições inclusive em um possível segundo turno. Além de escolher o novo presidente do país, os chilenos vão às urnas neste domingo para renovar o Parlamento e conselhos regionais.

Um total aproximado de 14,3 milhões de chilenos estão aptos a votar. O voto, no entanto, não é obrigatório no Chile.

A última pesquisa do Centro de Estudos Públicos do Chile aponta que Piñera tem 44,4% das intenções de voto. Em seguida aparece o senador governista Alejandro Guillier, da coalizão Nueva Mayoría, com 19,7% das intenções de voto.

Há grandes chances de o novo presidente chileno ser definido apenas em um segundo turno, uma vez que os votos estão fragmentados com oito candidatos na disputa. Além disso, há expectativa de uma alta taxa de abstenção.

Além de Piñera e Guillier, os outros candidatos à presidência no Chile são: Beatriz Sánchez, da Frente Ampla, com 8,5% das intenções de voto; o esquerdista Marco Enríquez-Ominami (4,6%); Carolina Goic (3,9%), da Democracia Cristã; o ultraconservador José Antonio Kast (2,7%); Alejandro Navarro (0,5%) e Eduardo Artés (0,1%).

Fontes:
G1 - Chile vai às urnas para eleger sucessor de Bachelet com ex-presidente Piñera como favorito

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *