Início » Internacional » Ex-procuradora-geral denuncia Maduro ao TPI
CRISE NA VENEZUELA

Ex-procuradora-geral denuncia Maduro ao TPI

Luisa Ortega solicitou uma investigação contra o governo Maduro por supostos abusos e torturas

Ex-procuradora-geral denuncia Maduro ao TPI
A ex-procuradora-geral fugiu da Venezuela no fim de agosto (Fonte: Reprodução/AP)

A ex-procuradora-geral da Venezuela Luisa Ortega denunciou nesta quinta-feira, 16, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e outros responsáveis do governo ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

Luisa Ortega solicitou uma investigação contra o governo Maduro por supostos abusos e torturas, apresentando documentos que comprovariam crimes contra a humanidade cometidos pelo atual governo da Venezuela.

A ex-procuradora-geral fugiu da Venezuela no fim de agosto e está atualmente sob proteção do governo da Colômbia. Ela foi destituída do cargo pela Assembleia Constituinte, sob a acusação de ter cometido “atos imorais”.

Em entrevista coletiva em Haia após entregar um arquivo com mil evidências de abusos e torturas, Luisa Ortega afirmou que “Maduro e seu governo devem pagar pelos delitos de lesa-Humanidade, pela fome, pela miséria”.

De acordo com a ex-procuradora-geral, cerca de 1.767 pessoas foram mortas por policiais e militares em 2015. Outras 4.677 mortes teriam ocorrido no ano passado e nos primeiros seis meses deste ano teriam ocorrido 1.846 assassinatos, ainda segundo Luisa Ortega.

“Também incluímos na denúncia mais de 17 mil prisões arbitrárias e a militarização da segurança, que permitiu o uso de armas de fogo nas manifestações […] Vimos a necessidade de recorrer a esta instância internacional porque na Venezuela não há justiça”, ressaltou a ex-procuradora-geral.

Fontes:
O Globo - Ex-procuradora-geral denuncia Maduro por abusos e tortura no TPI

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Daniela Villa disse:

    O Brasil estava se encaminhando para a venezuelização, que alguns chamam de bolivarianismo. Graças a Deus conseguimos nos livrar dos analfabetos que nos governavam; agora só falta nos livrarmos dos ladrões.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *