Início » Internacional » Ex-soldado nazista recebe sentença de quatro anos
Nazismo

Ex-soldado nazista recebe sentença de quatro anos

Aos 94 anos, Oskar Gröning foi condenado, mas ainda pode recorrer

Ex-soldado nazista recebe sentença de quatro anos
Oskar Gröning trabalhou de setembro de 1942 até outubro de 1944 no campo de extermínio de Auschwitz

Nesta quarta-feira, 15, um tribunal alemão condenou, 70 anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, um ex-soldado do exército nazista de 94 anos por ser cúmplice do assassinato em massa. Ele foi sentenciado a quatros anos de prisão por fazer parte da tentativa de exterminar os judeus europeus.

Leia mais: A morte e o julgamento de lados opostos da guerra

O ex-soldado, Oskar Gröning, que treinava para ser caixa de banco antes de se juntar aos nazistas, trabalhou de setembro de 1942 até outubro de 1944 no campo de extermínio de Auschwitz. Ele confiscava o dinheiro e os objetos de valor dos prisioneiros que chegavam. Gröning foi acusado de ser cúmplice no assassinato de 300 mil judeus húngaros.

Apesar de ele não ter sido acusado de matar os prisioneiros nas câmaras de gás, o tribunal sugeriu que ele testemunhou violência e crueldade o suficiente para ter uma compreensão clara do assassinato em massa que acontecia naquele campo.

A sentença ultrapassou os três anos e meio que os promotores pediam. Acredita-se que Gröning irá recorrer, por isso não se sabe se ele realmente vai passar ou não algum tempo preso devido a sua idade avançada.

O julgamento ocorreu um dia depois que Gröning ofereceu ao tribunal o que ele claramente entendia como um pedido de desculpas por seus crimes. “Eu realmente sinto muito”, disse ele. No entanto, ele se absteve de pedir perdão a suas vítimas.

Em abril, ele admitiu sua cumplicidade moral, mas não chegou a um pedido de desculpas. Em 1º de julho, ele se dirigiu ao tribunal mais uma vez, dizendo que o mal do Holocausto era grande demais para ter direito a um perdão de alguém que não fosse Deus.

Fontes:
The New York Times-Oskar Gröning, Ex-SS Soldier at Auschwitz, Gets Four-Year Sentence
O Globo-Ex-nazista conhecido como ‘Contador de Auschwitz’ é condenado a quatro anos de prisão

1 Opinião

  1. Rogerio Faria disse:

    Quando que o Nethaneahu será julgadopor crime de guerra pelo bombardeio na Faixa de Gaza.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *