Início » Internacional » Exército americano vai sofrer corte de 40 mil soldados nos próximos dois anos
EUA

Exército americano vai sofrer corte de 40 mil soldados nos próximos dois anos

Em dois anos, os cortes serão realizados para economizar dinheiro; número de oficiais seria o menor desde período pré-Segunda Guerra

Exército americano vai sofrer corte de 40 mil soldados nos próximos dois anos
Os cortes serão realizados para economizar dinheiro, e serão anunciados em breve (Foto: Wikimedia)

Segundo o USA Today e fontes do Departamento de Defesa, nos próximos dois anos, o exército americano vai cortar 40 mil soldados de postos, tanto domésticos quanto internacionais. Além disso, o serviço militar também planeja cortar 17 mil empregados civis por conta de restrições orçamentárias. A informação do USA Today foi confirmada pela AFP.

Os cortes serão realizados para economizar dinheiro, e serão anunciados em breve. Segundo o plano, os cortes reduziriam o efetivo do exército dos atuais 490 mil soldados para 450 mil, sendo este o menor número de oficiais desde o período pré-Segunda Guerra Mundial.

Apesar de o exército argumentar, em 2013, em documentos orçamentários, que reduzir o pessoal para menos do que 450 mil soldados significaria “a impossibilidade de vencer uma guerra”, a redução das tropas foi inicialmente anunciada no início de 2014, quando o então secretário de Defesa, Chuck Hagel, revelou o orçamento do Pentágono para o ano fiscal de 2015. Caso o congresso americano não vete os cortes internacionais, o exército também vai ter que dispensar temporariamente outros 30 mil soldados.

A diminuição atual acontece pouco mais de uma década após o exército americano aumentar suas tropas para 570 mil homens no auge das guerras no Iraque e no Afeganistão. Os cortes de pessoal fazem parte de um plano do Pentágono para reduzir em US$ 1 trilhão os gastos com Defesa, meta estipulada para uma década. O exército deve anunciar detalhes na próxima quinta-feira, 9,  sobre quais unidades devem ser afetadas pelos cortes.

 

Fontes:
O Globo-EUA cortarão 40 mil soldados do Exército em dois anos
G1-Exército dos EUA cortará 40 mil soldados nos próximos dois anos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *