Início » Internacional » Exército iraquiano recupera controle de Fallujah
ORIENTE MÉDIO

Exército iraquiano recupera controle de Fallujah

A cidade estava sob o poder do Estado Islâmico desde 2014

Exército iraquiano recupera controle de Fallujah
O presidente convidou os iraquianos a festejarem nas ruas (Foto: Wikipedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, disse neste domingo, 26, que as forças militares do país conseguiram recuperar a cidade de Fallujah do controle do Estado Islâmico (Isis), o que ajuda nas tentativas de recuperar Mosul, a última cidade controlada pelo grupo terrorista no Iraque.

Abadi, rodeado por autoridades militares, discursou no centro de Fallujah na noite de domingo e chamou os iraquianos para comemorar nas ruas, celebrando a vitória como um raro momento de união nacional.

“A bandeira iraquana está em riste em Fallujah”, ele disse em um pronunciamento televisionado, vestindo um uniforme militar preto, acenando com a bandeira nas mãos. “Se Deus quiser, em breve estará em riste em Mosul.”

Fallujah, uma cidade muçulmana sunita cerca de 65 km a oeste da capital Bagdá, foi a primeira grande cidade a cair sob o domínio dos terroristas do Estado Islâmico, em 2014. Desde então, o grupo chegou a controlar cerca de um terço do país.

A cidade era a base de controle do Isis e servia como centro de comando, de onde eram coordenados ataques suicidas devastadores contra civis em Bagdá. A batalha por Fallujah foi vista como um teste de preparação para maiores ofensivas em Mosul.

Fontes:
The Wall Street Journal-Iraqi Forces Take Full Control of Fallujah From Islamic State

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *