Início » Internacional » Exército venezuelano impera na fronteira com Brasil e Guiana
Território

Exército venezuelano impera na fronteira com Brasil e Guiana

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Na região das fronteiras entre Brasil e Guiana, a presença militar e governamental da Venezuela é intensa, ao contrário do lado brasileiro e do guianense, afimou uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo deste sábado.

O ímpeto armamentista do presidente Hugo Chávez já preocupa as Forças Armadas brasileiras. Em setembro, o Comando Militar da Amazônia chegou a investigar se aconteceram pousos de aviões militares da Venezuela no Brasil. O fato foi descartado pela investigação.

Na fronteira com a Venezuela, brasileiros enfrentam a fila de carros e caminhões para abastecerem no posto de gasolina da PDVSA. Lá a gasolina é vendida a R$ 0,70 o litro. Mas, não é pelo preço que os brasileiros enfrentam as longas filas: no município de Pacaraima (RR), o último antes da Venezuela, não tem nenhum posto. Para abastecer do lado brasileiro é preciso percorrer 220 km de distância e chegar a Boa Vista.

Em novembro, o Exército da Venezuela destruiu duas dragas da Guiana usadas na mineração de ouro, gerando um conflito diplomático entre os dois países. A Venezuela reivindica dois terços do território guianense, em uma área dominada pelo garimpo.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Força militar da Venezuela domina fronteira com Brasil
Folha Online - Força militar da Venezuela domina fronteira com Brasil

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

26 Opiniões

  1. Evandro Correia disse:

    Tenho certeza que Chávez tem um projeto de invadir algum país vizinho. É a única explicação para os armamentos que comprou.

  2. Luis Romero Verdejo disse:

    Vamos parar com essas bobagens…!!! NÃO há a menor probabilidade de estourar qualquer tipo de conflito armado entre o Brasil e a Venezuela. E nem entre a Venezuela e outro país do Cone Sul…ou do Cone Norte, se for o caso. Politicagens aparte, bairrismos aparte, e histerismos bélico-catastrofistas a parte, a Venezuela e o Brasil têm muitos INTERESSES CONJUNTOS nas mais variadas áreas, mas principalmente nas áreas desenvolvimentistas progresso-modernistas industrialistas visando melhorias na qualidade de vida das suas respectivas populações "hermanas"… o que constitui não só garantia mas sinal inequívoco da intenção de parceria pacífica e longeva. E o mesmo acontece entre outros países da área …países entre si e entre si e o Brasil. O fantasma (e recalco: é apenas um fantasma de brincadeira para assustar criancinhas e mentecaptos!!!)… o fantasma, dizia eu, de uma Guerra Trans-Sulamericana NÃO EXISTE na realidade. Somente nas mentes dos "Senhores da Guerra"…aqueles que têm tudo a ganhar com a$$$ guerra$$$$$$$$….
    armamento$$$$$…
    pânico$$$$$ que levam à eleva$$$$ão dos pre$$$$o$$$ dos ítens bá$$$$ico$$$…baixa$$$ e$$pectaculare$$$ no$ pre$$o$$ da$ a$$õe$ na$ bol$a$ (o que traz a oportunidade de comprar a preço vil ações sólidas que normalmente custam caro…) etcétera e tal e por aí vai. Vocês já me entendem …!!! Eu ACREDITO MUITO não apenas na irmandade dos povos Latinoamericanos, mas também na COMUNHÃO DE INTERESSES dos povos da região…E como sei que — Gracias a Diós !!! — os dirigentes políticos e os líderes económico-empresariais dos países da área (melhor: de toda a América Latina) são pessoas sensatas que amam seus filhos e seus conterrâneos, não acredito que possa ocorrer nenhum conflito armado multi-lateral entre quaisquer países da AL… muito menos entre a Venezuela e o Brasil. E podem acreditar que, até mesmo "el líder Cocalero Evo Morales"… nutre os mais amigáveis e "hermanáveis" sentimentos em relação ao Brasil… mesmo apesar dos desentendimentos Petrobrasísticos.

    O Sting (líder do Police) já antevia num verso de uma música dele…"que os Russos não iam querer a 3ª Guerra Mundial"…<because the Russians love their children, too>…porque o russos também amavam seus filhos… Pode ser filosofía Pop barata…mas eis que o Sting tinha razão: NÃO HOUVE A 3ª GUERRA MUNDIAL!!!! E nem havera qualquer guerra "no lado de baixo do Equador… nem do lado de Cima.

    Axê, people !!!!

  3. EDVALDOTAVARES disse:

    HÁ ALGUNS FÓRUNS ATRÁS ESCREVI QUE A VENEZUELA INVADIU E METRALHOU DENTRO DA GUIANA. Aproximadamente, no meio de novembro passado, soldados venezuelanos com o apoio de helicóptero invadiu e metralhou duas dragas dentro do país Guiana, de origem colonial inglesa. A Venezuela alega que dois terços do território daquele país, até o Rio Essequibo, é venezuelano. Ampara a reivindicação na afirmação que aquela região lhe foi tomada pelos colonizadores ingleses. O mapa do país, Venezuela, representado pelo lado venezuelano, inclui o teritório contestado como sendo venezuelano. Os militares brasileiros não vêem possibilidade alguma de qualquer hostilidade contra o BRASIL, mas não escondem a preocupação de possíveis confrontos da Venezuela com a Guiana e com a Colômbia. Esses conflitos bélicos que podem ocorrer nas nossas fronteiras da Amazônia se constituiriam em álibis para a instalação, na região, de tropas da ONU, principalmente dos EUA e dos países signatários da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O glorioso Exército Brasileiro, a Marinha de Guerra do Brasil e a Força Aérea Brasileira estão aumentando o seu efetivo e o de pelotões, bases navais e aéreas nas fronteiras da Calha Norte. O glorioso EB tem transferido brigadas (em torno de 3.000 a 4.000 homens) militares, das regiões sul e sudeste do país para a Amazônia. Já transferiu o Batalhão de Operações Especiais, de Parabambi, Rio de Janeiro, para Goiânia, GO. E, tem criado novas Brigadas de Infantaria de Selva, instaladas no interior da floresta tropical. Acredita-se que, em 2008, o efetivo do exército chegará a 28.000 homens. Esta força singular, EB, tem intensificado os exercícios de combates na selva através de guerra de guerrilhas aperfeiçoadas por oficiais do EB que estiveram em 2005, por ocasião das comemorações dos 25 anos da derrota americana no Vietnã, em treinamento naquele país do sudeste asiático. A Força Terrestre brasileira tem ampliado o treinamento, para qualquer necessidade, do emprego da "Estratégia da Resistência" – esta estratégia é destinada a tornar a guerra duradoura e sofrida para os inimigos invasores quando essas forças são mais poderosas, a tal ponto que, as superiorides e invasão não compensam a ousadia. Da reportagem, de concreto, o que deve ser depreendido é que a Venezuela e Hugo Chávez não são inimigos e não querem guerra com o BRASIL. "BRASIL ACIMA DE TUDO". EDVALDOTAVARES. MÉDICO. BRASÍLIA/DF.

  4. jose lima disse:

    A SEGUNDA GRANDE GUERRA COMEÇOU COMO SE NADA FOSSE ACONTECER.
    A Alemanha precisava de um governo forte, devido a inumeras crises.Ai apareceu Hitler e deu no que deu.Na Venezuela aparece Chaves.Claro que o povo da Venezuela não é o alemão.Mas, iniciando com 24 Sukoi 30, cem mil fuzis, Helicopteros modernos de ataque e transporte, parece que figura mais itens belicos em sua lista de compras, pensem bem ele vai usar tudo isto contra quem? Os Estados Unidos eu duvido. Ele não duraria uma semana.Sobra quem, a Guiana? É pobre, forças armadas pequenas, fácil, fácil. E depois quem será o próximo, a Colombia, com a ajuda das Farc? E o Brasil vai emitir uma nota diplomatica protestando, e vai ficar como ficou as refinarias na Bolivia?Ou acordamos e nos tornamos de fato nação com poder de dizer, Êpa amigo pode parar ai ou bem como dizia dona Julinha o futuro nos dirá.Ninguem compra tanta arma e usa tanta verborragia atoa.Mesmo sobre pressão de falar tanto acho que esse cão que ladra vai ter que morder.Quem se habilita a ser a vitima? Quem sabe até o Brasil com o material absoleto que tem.

  5. Carlos disse:

    Eu vejo as coisas de um modo mais simples. Se eu fosse Chaves eu faria o mesmo, me armaria e tomaria o que foi usurpado. E invadiria a Guiana, como a Boliva e o Peru tem território usurpado pelos Chilenos, como as malvinas pertence aos Argentinos. Bem como, se vcs derem uma lida na historia do Brasil a Guiana Francesa e nosso territorio bem como um pedaço da Guiana. E ai o que vcs dizem…… acredito que náos somos brasileiros ou vcs são lulas…..

  6. Carlos disse:

    Desculpe pelo erro, mas nos temos areas nossa anexada pelo Suriname.

  7. felipe disse:

    eu acho q o brasil tem q se armar tbm, pois a venezuela tem uma sede de invadir e conquistar a america do sul

  8. samuel disse:

    se as coisas continuarem do jeito que estao, nao muito longe havera uma guerra entre a venezuela e guiana ,eu acho que o brasil deve se preparar pro pior, pois a regiao prevista pra acontecer o conflito, fica na fronteira entre os tres paises

  9. Edmar disse:

    Acho que não é muito bom essa movimentação de tropas perto da fronteira com o Brasil, pois eles estão se armando rápidamente, e eu acho que a "Republica da Guiana" e o estado de Roraima que pertence ao "Brasil" possam estar correndo risco de serem invadidos.
    Era bom se as Forças Armadas Brasileiras se armassem logo também e ficassem de olho nestas fronteiras…

  10. Edmar disse:

    Seria muito interessante se o "Brasil" finaliza-se logo o Programa FX-2 da FAB e que o Projeto da Marinha do Brasil de começar fábricar novos submarinos comecem o mais rápido possivel.

    Não podemos esquecer do Exercíto que está precisando aumentar bastante seu efetivo, além de precisar de novos Tanques, Helicópteros de Ataque e Transporte, além de lanchas para patrulhar nossos rios na Amazônia…

  11. Eduardo Rocco disse:

    As Forças Armadas Brasileiras devem se armarem logo, pois além da Venezuela apresentar perigo, outros paises também como a Bolívia, o Equador e o Paraguai, que estão aliados a Venezuela.
    podem apresentar um tal perigo.
    Além desses outros paises estrangeiros podem estar de olho em nossa floresta Amazonica, nos nossos Mares e em nosso rico território, por tanto, as Forças Armadas Brasileiras devem se Armar o mais rápido possivél.

  12. luis disse:

    Penso que há uma possibilidade de guerra regional, basta o Chavez ter seu poder ameaçado na Venezuela para arrumar um conflito visando a união nacional e sua permanência no poder. É assim que sempre agiram os ditadores.

  13. NERI MARTINS DE FIGUEIREDO disse:

    Como Militar que sou da Força Aérea Brasileira, penso que assim como a FAB cosnstruiu a Base Aérea de São Gabriel da Cachoeira na Amazonia Fronteira com a Colombia preocupação esta do Minist.da Defesa,com o tráfigo de drogas naquela fronteira. Deveriamos sim deslocar para aquela região Batalhões do Exercito com a consequente construção de Bases da Força Aérea. Isto sim inibiria a pujância do governo Venezuelano. Fazer manobras Militares na região, trazendo com isso também as ações sociais das Forças Armadas aos povo da região do norte do Brasil.Povo este que as vezes não se sentem Brasileiros, pela distância que estão do poder central do Brasil.

  14. Fred disse:

    é sei não viu…acho que a venezuela ta armando algo…acho melhor o brasil se preparar logo…

  15. sidney disse:

    pow eu vou dizer a verdade esse presidente hugo chaves esta cheio de tramoias nos do exercito brasileiro temos q ficar de olho se tiver guerra contra a venezuela nem precisamos perder o nosso tempo mandando o exercito brasileiro é só mandar a bandidade q é o suficiente pra ganhar esses descendentes de espanhois!!

  16. luiz pinelli neto disse:

    Conversas !!
    O tempo passa rápido e no Brasil ninguém decide ou resolve nada. Material bélico, principalmente, para a FAB e para a MG significam muito dinheiro, que aliás, está ruim do governo brasileiro liberar. Na verdade o governo só quer enrolar e ficar “costurando” papo furado, sem futuro. Coitado do País e do seu povo crédulo !! Luiz

  17. Ivan Trindade disse:

    ´´a história se repete“
    Quando os Portugueses chegaram ao Brasil, demonstraram ser amigos, dando presentes, conseguiram nossa confiança, não apresentaram a verdadeira inteção; logo depois escravisaram, imporam seu poder, retiraram as riquezas, mataram e derramaram sangue inocente! dizimação da população nativa.
    quando os EUA chegaram a américa do sul, disseram que combateriam ao tráfico de drogas e o terrorismo, não apresentaram sua verdadeira intenção; logo depois…………

  18. dhou disse:

    minha opinião e que hugo chaves fala demais e esta a cavar sua sepultura ele deveria de lutar por faser um bom governo e dar melhores condições a seu povo para que aprendam a caminhar com suas propias pernas sem depender tanto do estado,não conheço na historia ditador que conversa demais e fas pouco que esteja vivo ou que morreu por morte natural.

  19. MANOEL RIBEIRO disse:

    Lá vamos nós ! Depois do pan-germanismo,do pan-eslavismo,do pan-islamismo, que resultaram,ou, ainda resultam em zonas de conflito, em breve poderemos ter o “PAN”-bolivarianismo!
    Obra e graça do “amigo” de todos,o “CHE” Chaves!!
    Ao comprar aviões como o SU-30,tanques T-72 e BMP-3,fragatas LUPO e outros equipamentos de menor tamanho ,mas não de menor importância, foi dado um sinal de alerta a toda a região,em especial as nações fronteiriças à Venezuela.À saber, a Argentina quando viu que estava prestes a perder o poder através de sua junta militar, o que fez??….MALVINAS
    As fronteiras da Colombia e da Guiana podem muito bem servir de “MALVINAS” para Chaves.
    Problemas com o Brasil?? Menos provavel,mas…..É SEMPRE BOM POR AS BARBAS DE MOLHO( lembremo-nos da bolivia e da s instalaçoes da PETROBRÁS) Saudações a todos

  20. nelson joão teixeira disse:

    A Venezuela quer ter um exercito com um milhão de homens e mais seis milhões na reserva. Fora a grande quantidade de armamentos que estão comprando. Para que tantas armas e um poderoso exercito. Vai atacar quem ? O Brasil esta deitado em berço explendido, mas não esta dormindo. Temho grande confiança em nosso exercito.

  21. JORGE TERRA NACER disse:

    HUGO CHAVEZ É UM LOUCO, ESTA AGINDO IGUAL SOLANO LOPEZ, O MESMO GEITO, AS MESMAS ATITUDES, A PREPARAÇÃOPARA GUERRA. LULA TEM MEDO DE HUGO CHAVEZ!

  22. JORGE TERRA NACER disse:

    LULA É UM COVARDE!

  23. JORGE TERRA NACER disse:

    HUGO CHAVEZ É UM LOUCO, ELE VAI GERAR UM CONFLITO DE PROPORÇÕES GIGANTESCAS. ELE AGE IGUAL SOLANO LOPES, É UM LOUCO!!!

  24. Weryke Pabulo do Nascimento disse:

    no mer gostaria de ver uma força aéria fuezza,independente, impor respeito em seu espaço aério…ter tenologia sem ser enviada por satelite estrangeiro…O seu sistema de alerta foce operado em seu dominio…

  25. francisco disse:

    que bom isso ai cara, chaves se armando, e nossos politicos ai de boa, JA FORAM 12 MALDITOS ANOS e ainda nao foram comprados os caças do progeto fx-2 para a força aerea, A HORA Q A VENEZUELA ROBA A AMAZONIA, QUERO SO VER O AVOROSO, VAI TE LOKO ATE DE INCHADA PRA CIMA DA VENEZUELA, mas pelomenos os politico vao se ligar

  26. Maynard Alex disse:

    Dilma desarmou o Brasil contando com o golpe bllivriano em seu favor.Isso é crome de traição contra a Pátria,punido com execução.
    Dilma e Maduro viverão muito pouco para ver o final dessa história.AS FFAA DO BRASIL JÁ ESTÃO ENGAJADAS COM AS FFAA DOS EUA PARA DETONAR VARACAS E A INCIPIENTE MARINHA DESSE DEGCIENTE MENTAL E SUA COMPARSA BRASILEIRA.
    PERDEU,MADURO!!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *