Início » Internacional » Expansão das zonas mortas nos oceanos ameaça espécies
MEIO AMBIENTE

Expansão das zonas mortas nos oceanos ameaça espécies

As zonas mortas são um fenômeno natural, mas sua expansão é intensificada pela ação do homem

Expansão das zonas mortas nos oceanos ameaça espécies
Com pouco oxigênio, os animais crescem menos e têm mais problemas reprodutivos (Foto: Pixabay)

A expansão das zonas mortas dos oceanos é um grande problema atual. As zonas mortas são grandes extensões de água que contêm pouco ou nenhum oxigênio, dificultando a sobrevivência dos animais na região. Segundo um estudo publicado na revista Science, o tamanho das áreas sem oxigênio nas águas abertas quadruplicou desde meados do século XX. Já o tamanho das zonas com pouco oxigênio nas águas costeiras se multiplicou por 10.

Leia também: Os vários problemas dos oceanos de plástico

O aumento das zonas sem oxigênio pode causar uma extinção em massa em longo prazo, já que a maioria dos animais sufoca e morre em tais regiões. Consequentemente, isso pode afetar a vida daqueles que dependem do mar para viver.

As zonas de baixo oxigênio ocorrem naturalmente no oceano. Com pouco oxigênio, os animais crescem menos, têm mais problemas reprodutivos, além de outras doenças. O problema está na grande expansão das zonas mortas, que é consequência da ação humana.

Expansão das zonas mortas

Primeiro, há as mudanças climáticas. À medida que a água da superfície se aquece, o oxigênio tem mais dificuldade em atingir as profundezas do oceano. Para piorar, quando a água é mais quente, os animais precisam respirar mais rápido, fazendo com que usem mais oxigênio em menos tempo.

Além disso, ao usar fertilizantes e adubos nas plantas, elementos químicos como o fósforo acabam chegando aos rios e mares. Isso provoca o crescimento excessivo de algas que absorvem muito oxigênio quando morrem e se decompõem. A falta de oxigênio também pode fazer o oceano liberar substâncias químicas perigosas, como o óxido de nitrogênio.

Os especialistas, no entanto, enxergam soluções para o problema: medidas para reduzir o aquecimento global e criar áreas marinhas protegidas (a pesca seria proibida nas áreas onde os animais fogem das zonas mortas).

Fontes:
BBC-O que são as zonas mortas dos oceanos - e por que elas estão cada vez maiores

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *