Início » Internacional » Explosão de carro-bomba deixa pelo menos 40 mortos em Cabul
AFEGANISTÃO

Explosão de carro-bomba deixa pelo menos 40 mortos em Cabul

Ataque foi reivindicado pelo Talibã. Atentado ocorre no momento em que autoridades americanas e talibãs negociam acordo de paz

Explosão de carro-bomba deixa pelo menos 40 mortos em Cabul
Entre os mortos e feridos, havia muitas crianças, pois a explosão atingiu também um prédio escolar (Foto: Imam of Peace/Twitter)

Pelo menos 40 pessoas morreram e mais de 105 ficaram feridas no Afeganistão após a detonação de um carro-bomba do lado de fora do Ministério da Defesa do país, localizado na capital Cabul, nesta segunda-feira, 1. O grupo fundamentalista islâmico Talibã assumiu a autoria do atentado.

Entre os mortos e feridos, havia muitas crianças, pois a explosão atingiu um prédio escolar. Um museu privado de guerra e uma estação de televisão também foram atingidos, com vários jornalistas ficando feridos. Anteriormente, o Talibã já havia ameaçado profissionais da imprensa devido a uma suposta propaganda anti-Talibã.

A explosão ocorre em um momento em que autoridades talibãs e americanas tentam avançar em negociações de paz, que ocorrem no Catar. A intenção é garantir a saída das tropas dos Estados Unidos do Afeganistão, enquanto o Talibã garantiria que o país nunca mais abrigasse grupos violentos. Havia quase dois meses que nenhum ataque era registrado na capital do Afeganistão.

Segundo o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, o alvo do ataque era o prédio do Ministério da Defesa, conforme informou pelas redes sociais. No último domingo, 30, o Talibã já havia feito diferentes ataques ao sul da cidade de Kandahar, causando a morte de dezenas de integrantes das forças de segurança do Afeganistão.

De acordo com o Washington Post, após a explosão homens armados entraram no prédio do Ministério da Defesa, iniciando uma intensa troca de tiros. Novas explosões puderam ser ouvidas no interior do complexo. Várias estradas da cidade foram fechadas devido ao tiroteio.

“A apenas 100 metros de distância, vi da minha janela que os combatentes estavam realizando mais explosões e tiros. Saí para checar minha avó e minha mãe, que estavam presas sob os escombros depois que o teto caiu sobre elas também”, contou Ikram, uma testemunha do ataque, à agência de notícias Al Jazeera.

Fontes:
The New York Times-Bombing Kills Dozens and Hurts Schoolchildren as Taliban Talks Resume
The Washington Post-Dozens killed in Taliban attack on central Kabul even as peace talks are underway
Al Jazeera-Kabul blast: Taliban attack kills at least 16 in Afghan capital

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *